Cultura e Ciência

ENAIC 2020 reforça a importância do apoio a pesquisa científica na instituição

Este ano, o evento aconteceu de forma totalmente online e integrada com os três campi universitários. Ao todo, 1040 pesquisadores se inscreveram.

Texto: Raíne Lívia e Mairon Hothon

Durante muitos anos, fé e ciência foram vistos como elementos separados, pois onde há o método científico não é possível aliar a crença há um Deus ou mesmo de um projeto de Design Inteligente. Contudo, com a modernização das análises e avanço nas pesquisas, com espaço para as diferentes teses e teorias, essas duas áreas ganharam ainda mais força quando trabalhadas juntas.

Com a temática que fé e ciência podem andar juntas, o UNASP promoveu durante um domingo (29/12) inteiro o Encontro Anual de Iniciação Científica (ENAIC), que este ano aconteceu online e de forma integrada com os três campi universitários. A programação foi iniciada com a palestra do professor e Doutor Marcos Eberlin, que defendeu a Pesquisa Científica como um dom divino fazendo uma relação entre a ciência e a fé.

“Às vezes a gente pensa que a ciência é um empreendimento único e que a fé está a parte. A dedicação do homem pelo conhecimento é um empreendimento divino. Quando você faz ciência, não está contribuindo para a economia ou outra área, está contribuindo com Deus”, declarou.

O professor Eberlin é doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também é professor pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisas, Ciências, Fé e Sociedade da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua carreira como pesquisador tem se destacado principalmente como defensor da Teoria do Design Inteligente (TDI). Atualmente é o diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Design Inteligente (TDI Brasil).

Seus estudos como pesquisador tem se debruçado a defender ainda mais a ideia de que a ciência é uma parceria com Deus. “Por que fazer pesquisa? Para fazer uma parceria com Deus. Assim, você quer o desenvolvimento do seu país contribuindo para que ele seja mais rico, mais justo. O modo como você desenvolve a sua pesquisa depende de como você enxerga o mundo de maneira teológica, filosófica e científica”, encerrou.

Apoio e incentivo a pesquisa

Para o Reitor do Unasp, Dr. Martin Kuhn, a pesquisa é um investimento no crescimento de toda instituição universitária, é um passo importante para a expansão de qualquer universidade. “Toda  instituição  de ensino que almeja se tornar uma universidade, precisa compreender o valor da pesquisa, investir em formação de pesquisadores e apoiar projetos que realizem boa pesquisa, aquela que segue métodos corretos e que sejam fiéis aos dados analisados,” enfatiza.

O Reitor ainda complementa falando que objetivo do Unasp é a expansão de seus cursos de graduação e também pós-graduação, aumentando a possibilidade de incentivo para que se desenvolvam mais pesquisadores instruídos e impulsionados pela instituição. “Nossos investimentos seguem na direção de aumentar os programas de mestrados. Hoje temos dois cursos, e estamos trabalhando para oferecer mais dois programas. Vamos investir no escritório de apoio ao pesquisador, para incentivar o gosto pela pesquisa e ajudar na indicação de oportunidades para a maior participação de alunos e professores”, completa.

O ENAIC Unasp 2020 é realizado anualmente. Este ano ele aconteceu totalmente online e integrou professores e alunos dos três campi: Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo. A edição 2020 contou com mais de 1040 pessoas participando do encontro e aproximadamente 430 trabalhos inscritos para apresentação.

A professora Naomi Vidal, organizadora do ENAIC enfatiza que a edição deste ano trouxe uma nova visão para os alunos, pois puderam ampliar o seus contatos além do seu campus. “A troca com professores e avaliadores que não são do seu ciclo e nem são parecidos com a sua forma de pesquisar, faz com que o aluno enriqueça bastante. E consequentemente o evento tricampi fica maior, as proporções são maiores e o impacto que o evento tem no mundo científico também aumenta”, destaca.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional do Unasp, Allan Novaes, o encontro deste ano representou um dia histórico para a instituição.

“O ENAIC é um evento regular no calendário do UNASP e que acontece há mais de duas décadas, mas é a primeira vez que ele ocorre online e com todos os campi e cursos da instituição. É o momento em que os grupos de pesquisa e os Trabalhos de Conclusão de Curso encontram um ambiente para apresentar os resultados de sua investigação. O ENAIC é o evento por excelência em que o UNASP promove e fomenta e a formação de novos pesquisadores para a sociedade”, afirma.

A percepção do momento de aprendizado também ficou clara para o aluno de Nutrição do Unasp, campus São Paulo Narcisio Rios, ele expressou que o evento este ano confirmou a excelência da instituição principalmente no apoio a pesquisa. “​Não é fácil organizar um evento online, e sem sombra de dúvidas este Enaic será muito proveitoso e inovador, com a qualidade da marca Unasp”, parabenizou.

Ensino e pesquisa no Unasp

O Unasp tem aumentado as oportunidades acadêmicas tanto para quem está a procura de uma graduação, quanto para quem quer se qualificar por meio de uma pós-graduação, seja ela lato-sensu ou stricto-sensu. Hoje a instituição possui dois cursos de Mestrado e são eles o Mestrado Profissional em Educação e o Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.

Além desses cursos, a instituição possui uma editora para publicação de livros e trabalhos acadêmicos, a Unaspress. Mais um meio de fomento para o aluno que deseja se desenvolver academicamente. 


Veja mais