Acontece no UNASP

Em comemoração a Páscoa, Colégio UNASP promove Semana Santa para os alunos

O pastor Arthur Marques apresentou a mensagem para a Educação Básica e o Ensino Fundamental I e o pastor Henrique Gonçalves para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. 

Texto: Monise Almeida | Edição: Theillyson Lima

Em comemoração a Páscoa, o Colégio UNASP Engenheiro Coelho realizou nos dias 11 a 14, uma Semana Santa para seus alunos. O evento ocorreu na Igreja do campus com o tema “O Amor vive”, onde o pastor Arthur Marques apresentou a mensagem para a Educação Básica e o Ensino Fundamental I e o pastor Henrique Gonçalves para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. 

A Semana Santa foi planejada com antecedência pela pastoral e administração do Colégio. Inclusive, alguns departamentos do campus também estavam envolvidos e colaboraram com o evento. “A gente não faz nada sozinho e como é um trabalho de Deus temos que dar o nosso melhor. Por isso, contamos com a parceria de vários departamentos como o de decoração, comunicação, a equipe da igreja e até a fazenda do campus. Foi tudo pensado para ser um momento marcante aos alunos”,  explica o pastor Walid Reda, capelão do colégio.

Semana Santa Colégio UNASP.

Sobre o evento 

Durante esses cinco dias, a Semana Santa para os alunos da Educação Infantil e Fundamental I, foi realizada pelo pastor Arthur Marques, professor do UNASP, campus Hortolândia, que explicou como foi o surgimento da páscoa e as promessas que Deus fez com os patriarcas até a cruz.

“O meu foco principal é explicar coisas práticas para eles entenderem que mesmo jovens e pequenos, podem sim ser uma benção na vida das pessoas quando cuidam e amam os outros. Eu espero do fundo do meu coração que eles sejam ainda mais amáveis do que já são e possam ser alegria para a sua família, dentro da escola e em todo lugar”, comenta o pastor.

O púlpito da igreja estava decorado com um cenário da época de Jesus para remeter ao antigo testamento da Bíblia, temática apresentada na mensagem do pastor. A ovelha chamada Dolly, da Fazendinha do campus, também esteve presente e foi atração especial para os alunos, simbolizando assim, o cordeiro que, conforme a Bíblia, representa a pessoa de Jesus Cristo. 

Além das roupas temáticas, o pastor Arthur contou que usou algumas estratégias para prender a atenção dos pequenos. “A mensagem tem que ser curta, se demorar muito eles dispersam. A linguagem também é muito importante, precisa ser clara, dinâmica e parecida com a deles, mas o principal é realmente se importar com cada um. Essa estratégia é infalível, porque é de coração e eles sentem”, diz o pastor.

Já na Semana Santa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o pastor da igreja do UNASP Henrique Gonçalves, teve a oportunidade de apresentar a mensagem para os alunos. Durante toda a semana ele focou em apenas um verso da bíblia, João 3:16 e a cada dia o pastor abordou uma parte diferente do texto. “O objetivo foi apresentar de maneira objetiva a mensagem, para que ficasse fixa na cabeça dos alunos. Dessa maneira então terem a ideia ampla do plano da salvação e possam tomar uma decisão ao lado de Jesus”, explica.

Os maiores desafios da semana não foram materiais, mas sim espirituais, a batalha no coração dos jovens. É o que diz o diretor do colégio Henrique Romaneli. “Durante a semana alguns alunos não querem participar. Porém depois perguntam quando vai ter outra novamente. A gente sonha em atingir o coração de todo mundo, nossa expectativa é atingir 100% dos nossos alunos, mas se somente um tudo já foi compensado”, ressalta. 

Ele também relata sobre um momento no último dia da Semana que chamou sua atenção. “Durante o apelo eu abracei um aluno que veio a frente e disse o quanto eu estava feliz por ele estar ali. Foi quando o menino me respondeu que decidiu ter uma vida diferente a partir daquele momento. Nós temos uma expectativa e Deus supre todas elas e ainda nos surpreende, alcançando pessoas que a gente nem imagina”, conta o diretor.

Impacto nos alunos 

Devido a correria do dia a dia, provas, trabalhos e atividades sociais e escolares, a comunhão com Deus pode ficar de lado. O aluno do Ensino Médio, Felipe de Souza, relata estar motivado após essa Semana Santa. “É importante porque a gente volta a sentir a presença de Deus, da vontade de voltar a fazer as coisas da igreja, cantar e ir nos cultos, no desbravador, coisas que eu deixei de lado e estava desanimado”, confessa Felipe.

Vitória de Oliveira do quarto ano do Ensino Fundamental I também comentou a respeito de sua experiência. “A história de José foi o momento da semana que mais gostei, o pastor estava com uma túnica muito bonita e colorida e entendi que devemos ter paciência e amar as pessoas como José amou”, diz Vitória.

No final da semana, todos os alunos receberam uma colomba pascal, suco de uva e um chaveiro escrito “O amor vive”, o tema da Semana Santa. Além dos alunos, os pastores também foram presenteados pelos estudantes e pelo Colégio UNASP.

Veja mais