Profissão e Mercado

Egressos do Unasp-SP são selecionados para a Residência Multiprofissional da UNIFESP

Após anos de estudo, dedicação e preparação, ao concluírem suas graduações em Fisioterapia e Enfermagem no Unasp São Paulo em 2019, os egressos Jeferson Hernandes, Arildo Rabello e Érik dos Santos de Andrade receberam a notícia tão esperada: foram classificados no processo seletivo para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Cardiologia e Oncologia do […]

Texto: Aira Annoroso

Egresso do curso de Enfermagem do Unasp-SP, Érik Andrade, foi selecionado para os programas de Residência Multiprofissional em Cardiologia da UNIFESP, e em Saúde do Incor (Instituto do Coração) da USP.

Após anos de estudo, dedicação e preparação, ao concluírem suas graduações em Fisioterapia e Enfermagem no Unasp São Paulo em 2019, os egressos Jeferson Hernandes, Arildo Rabello e Érik dos Santos de Andrade receberam a notícia tão esperada: foram classificados no processo seletivo para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Cardiologia e Oncologia do Instituto do Coração (Incor) da Universidade de São Paulo (USP),  da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Para Jeferson, o Unasp garantiu sua base de conhecimento necessária para conseguir ser classificado em segundo lugar na colocação geral do processo seletivo. Segundo o fisioterapeuta, além da bagagem teórica e prática de qualidade, a instituição também lhe ofereceu diversas oportunidades para a realização de atividades extracurriculares como: monitorias de disciplinas, projetos de iniciação científica, auxílio para participar de congressos fora da instituição, projetos de extensão, entre outros. “Isso contribuiu para ‘rechear’ o meu currículo, requisito muito importante para esses processos seletivos. Eu acredito que a somatória desses fatores me possibilitou essa boa colocação”, afirma.

Trajetória de lutas, sonhos e sucesso

Dr. Abrahão Quadros, coordenador do curso de Fisioterapia do Unasp-SP, e Jeferson Hernandes. O egresso foi aprovado para o programa de Residência em Cardiologia da UNIFESP.

Dificuldades na trajetória são inevitáveis, e com Jeferson não foi diferente, começando pelo fato de ter se mudado para longe de seus pais e amigos quando ainda era um adolescente. O jovem rapaz saiu do interior do Mato Grosso para morar na cidade de São Paulo, a fim de realizar o seu sonho de se tornar um Fisioterapeuta formado pelo Unasp.

Mesmo gostando de estudar, o período de adaptação por estar morando em uma metrópole, convivendo com pessoas diferentes e longe daqueles que sempre estiveram ao seu lado, não foi fácil. Jeferson não desanimou, focou nos seus objetivos principais e não mediu esforços para desempenhar suas atividades acadêmicas. “Recentemente, em novembro, o meu colega de TCC e eu recebemos uma premiação pela melhor apresentação de trabalho científico no Simpósio de Fisioterapia do Unasp. O reconhecimento que o Unasp ofereceu para os nossos esforços foi algo muito gratificante e motivador”, conta.

Assim como vários de seus colegas de classe, o estudante não queria e não pretendia parar seus estudos após concluir a graduação. Pensando nisso, o Unasp proporcionou aos formandos um curso preparatório para os programas de Residência, onde foram abordadas todas as informações sobre a metodologia dos processos seletivos, dicas e estratégias de estudo. “No último semestre eu me concentrei nos estudos, revisei os conteúdos mais difíceis e separei alguns dias para resolver as provas anteriores dos processos seletivos que iria prestar, isso foi muito importante para eu me familiarizar com o modelo da prova”, ressalta. Para o egresso, as provas não são fáceis, haja vista que são muitas questões para responder em um tempo curto.

Jeferson, que hoje é um profissional de Fisioterapia, confessa que é um sonhador, e não pretende parar os estudos após o término do programa de Residência. “Sonho com um bom emprego, grandes títulos acadêmicos e quero cursar mais uma graduação”, diz. “Tenho estabelecido metas, o que eu quero nos próximos anos, mas coloco todos os meus planos nas mãos de Deus”, completa.

Arildo Rabello se formou em Enfermagem no Unasp-SP em 2019. Logo em seguida foi classificado no processo seletivo para o programa de Residência Multiprofissional em Oncologia da UNIFESP e da Prefeitura de São Paulo.

Veja mais