Profissão e Mercado

Educação Física do UNASP Hortolândia comemora nota 4 no Enade

Curso de Educação Física do UNASP Hortolândia recebe nota 4 no Enade, como resultado da avaliação realizada pelo Inep em 2019.

Texto: Glória Barreto

O curso de Educação Física do UNASP campus Hortolândia recebeu nota 4 no Enade ( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) realizado em 2019. A cada três anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), convoca os alunos de cursos selecionados, a fim de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos no Brasil.

De acordo com o coordenador do curso de educação física, Ledimar Brianezi esta nota é fruto de algumas frentes de trabalho. “O corpo docente extremamente qualificado, os grupos de pesquisa e atividades de extensão que os alunos vivenciam e o trabalho desenvolvido com aulas sobre temas específicos que comumente estão presentes nestas avaliações, são os diferenciais que nos deram este bom resultado no Enade 2019”, reforçou o Brianezi.

Alunos do curso de educação física do UNASP em uma aula no laboratório de anatomia
Curso de educação física recebe nota 4 no Enade 2019.

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos formandos da graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.

O Exame é composto de 40 questões que devem ser respondidas para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. A prova é dividida em formação geral, que avalia aspectos da formação profissional relativas a atuação ética, competente e comprometida com a sociedade em que vive, e componente específico, voltada para as competências, habilidades e objeto de conhecimento de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas.

Entendendo a nota

A nota do Enade vai de 1 a 5, no caso a nota 1 é considerada não satisfatória e 5 é igual a satisfatória. Por isso a importância da nota 4 obtida pelo curso de educação física do UNASP campus Hortolândia.

A nota do Enade é resultado avaliação de três quesitos: o resultado da prova para estudantes que cursaram até 25% de uma graduação, o resultado da prova para estudantes que já tenham cursado mais de 75% da faculdade e um questionário aplicado aos estudantes e coordenadores do curso.

Importância do Enade para o estudante

Segundo o site do governo federal a inscrição para o Enade é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar. Além disso, o exame é a oportunidade do aluno demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão.

Quando a instituição de ensino recebe uma boa nota no Enade, os alunos que nela estudaram são indiretamente beneficiados; mas se a instituição é classificada negativamente no exame, todos aqueles formados por ela podem sofrer as consequências adversas em sua carreira. O estudante ao cursar em uma determinada IES, terá em seu histórico acadêmico o nome da instituição indelevelmente associado, o que poderá refletir de forma positiva ou negativa em sua vida profissional.

Experiência de quem contribuiu com a nota 4 no Enade

Levando em consideração essa premissa o aluno Renan Correa, que foi convocado a realizar o Enade 2019, levou a sério sua participação e agora comemora a nota 4 que seu curso obteve.

“Saber que o seu conhecimento contribuiu para a constituição da nota é gratificante. Todo o tempo dedicado ao estudo, o esforço empenhado na realização de trabalhos e atividades, o período reservado para a leitura e aprimoramento do seu conhecimento foi reconhecido e valorizado. Essa nota se fez do esforço de inúmeros alunos que prestaram o Enade e todo o suporte prestado pelo UNASP”, contou Correa.

Veja mais