Acontece no UNASP

Editora Universitária Unaspress lança o primeiro livro sobre corais no Unasp

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, possui 16 cursos de ensino superior. Dentre esses, o curso de Música é um dos que possuem maior destaque, com nota 4 (avaliações de 1 a 5), pelo MEC. Tendo em vista a viabilização do conhecimento dos alunos, o Unasp tem investido consideravelmente no […]

Texto: Redação

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, possui 16 cursos de ensino superior. Dentre esses, o curso de Música é um dos que possuem maior destaque, com nota 4 (avaliações de 1 a 5), pelo MEC. Tendo em vista a viabilização do conhecimento dos alunos, o Unasp tem investido consideravelmente no campo, com a publicação de materiais acadêmicos. Destinando-se a ascensão do curso, a editora universitária do campus, Unaspress, assumiu o livro “O Coral Completo” do doutor em artes musicais, regência e licenciatura musical, Jetro Meira de Oliveira. E nesta segunda-feira, 31 de outubro, teve lançamento deste novo material, no auditório do residencial masculino do Unasp, com a presença dos alunos do curso de música.

Anteriormente, fora publicada uma versão prévia pelo próprio autor. Entretanto, não havia revisão e edição do material. A carência de produtos especializados em Língua Portuguesa sobre condução de coral, incentivou a Unaspress a responsabilizar-se pelo livro. A editora modificou capítulos, ordem e incluiu o prefácio do maestro Carlos Alberto Figueiredo. O diretor da Unaspress Rodrigo Follis, comenta que o livro tem um papel prático que poderá modificar uma parcela da sociedade. “Acredito que, como instituição, um coral vai além da própria concepção artística, ele tem uma questão social. E esse é o papel da universidade, divulgar materiais que tenham condições de mudar a sociedade”, afirma.

O tempo de produção do material foi de seis meses. Follis explica que o processo de revisão foi de extremo rigor acadêmico, onde utilizaram do sistema de revisão por pares, em que doutores da área opinam sobre a relevância do conteúdo. “Quando a Unaspress coloca o seu selo, isso significa que houve um processo rigoroso. Não tornando o texto mais difícil, pelo contrário, mantendo a linguagem a mais clara o possível”, acrescenta.

O autor menciona, que o livro surgiu por uma necessidade de uma matéria optativa oferecida em 2015: formação e prática coral. O pedido da coordenação do curso na época, foi de um material que possibilitasse ao aluno que está prestes a terminar o curso, informações práticas para começar a trabalhar com corais. Ao começar a produção, o musicólogo se deparou com o vácuo de material sobre corais no seu idioma nativo. “Ao elaborar a disciplina encontrei um artigo ou outro, porém muito fragmentado. Decidi então fazer uma apostila, mas vi que era muito material a ser adequado, então pensei: porque não fazer um livro? ”, analisa.

Os 30 anos de pratica na esfera regencial foram a base que o doutor Jetro usou para “O Coral Completo”. Além de explicação técnica do tema, o autor procurou colocar no livro um embasamento filosófico e teórico. Técnica vocal, uso da voz, técnicas em grupos, dificuldades e soluções foram alguns dos temas abordados. Oliveira ressalta que todas as pessoas que possuem algum envolvimento com coral podem se beneficiar, como também as que possuem interesse em música, já que o livro tem vários textos interessantes para esse grupo. “De maneira especial, o primeiro texto do livro que fala sobre criatividade, é uma escrita que toda pessoa poderia ler, inclusive não músicos, prevê.

A coordenadora do curso, Ellen Stencel acredita que o livro é um material de alto nível e de forma direta, é um manual de aulas. “Esse material acadêmico começou apenas como uma apostila, todos que leram e se envolveram estavam mais próximos da ideia que o professor pedia. É importante que as próximas turmas, leiam esse material de auto nível”, afirma. Os alunos demonstram-se empolgados com o novo material acadêmico, o universitário Tiago Rial diz que adquiriu o produto pela utilidade que ele terá na sua área. “Pretendo trabalhar com coral. Não tenho experiência, e pelo o que estão falando, a linguagem do livro é de fácil entendimento”, afirma.

As expectativas do doutor Jetro Oliveira sobre o livro, é que ele possa contribuir de forma prática e fundamentada em todos os aspectos filosóficos do uso da música na sociedade. Além de criar embasamento teórico sobre o que fazer, e dar ao leitor consistência ao seu trabalho com música.

Veja mais