Educação Adventista a Distância

Educação Adventista a Distância celebra marca histórica de 2 mil alunos matriculados com culto de gratidão

Administradores e colaboradores se reuniram para comemorar número de matrículas e nota 4 pelo Ministério da Educação.

Texto: Ana Clara Silveira

A Educação Adventista a Distância alcançou a marca de 2 mil alunos matriculados nos diversos cursos oferecidos. Os administradores e colaboradores se reuniram no Auditório do Estúdio do UNASP campus Engenheiro Coelho para ofertar um culto a Deus em celebração a essa conquista. Além disso, comemorou a nota 4, em escala de 1 a 5, da avaliação de recredenciamento pelo Ministério da Educação, o MEC.

Em meio a um momento de músicas, mensagens de gratidão e revisão dos passos traçados para atingir esse patamar, os participantes foram motivados a continuar os trabalhos educacionais com base nos valores bíblico-cristãos. O pró-reitor da Educação Adventista a Distância, doutor Fabiano Leichsenring acredita que a conquista representa um ponto de virada. “Para nós é um marco. Percebemos a EAD alavancar e apresentar-se para a comunidade cristã e educação adventista com uma possibilidade viável e tecnicamente disponível”, pondera o pró-reitor.

Líderes foram convocados para agradecer a Deus pela conquista.

Ensino e excelência

Os polos da Educação Adventista a Distância estão espalhados em 87 pontos do Brasil e somam 22 cursos de graduação. Além disso, a EAD já é parceira de todas as instituições de ensino superior adventistas do país. Com esse alcance, o diretor de graduação Waggnoor Kettle pontua que “a Educação Adventista a Distância tem feito muitos esforços para levar ao estudante aquilo que é de melhor em termos de qualidade acadêmica e atendimento”.

A marca de 2 mil matriculados define também uma responsabilidade da instituição de ensino para ser ágil em atender aos alunos. “Muito já se conseguiu avançar nesse sentido. Daqui para frente, o aluno perceberá maior agilidade nos processos e, consequentemente, sentirá maior apoio e fluidez em sua trajetória acadêmica”, reforça o diretor Waggnoor.

Contribuição integral para o aluno

Doutor Fabiano Leichsenring aponta projeções para o futuro da EAD.

Além dos critérios acadêmicos, a EAD também está preocupada em oferecer apoio espiritual. O trabalho da Pastoral Universitária comemora atualmente 80 alunos estudando a bíblia. “Cada contato, interação e conexão estabelecida com o aluno precisa ser feita com profundidade para que o aluno se sinta conectado conosco”, explica o pastor Erick Lima, responsável pela Pastoral Universitária da EAD.

Entre os projetos de cunho espiritual está o Clube da Bíblia. As pessoas interessadas começam a fazer parte de uma comunidade de estudo semanal da bíblia via Zoom. “O encontro síncrono em um grupo diversificado possibilita o diálogo sobre temas diversos por temporadas. As pessoas partilham conhecimentos e trocam ideias”, explica o pastor Erick. Além disso, há uma parceria com a igreja para que o aluno receba uma visita em sua casa de representantes da igreja local de onde vive. O pró-reitor Fabiano Leichsenring conta que “a Educação Adventista não tem motivo para existir se não for para pregar o evangelho”.

Próximos passos

A celebração dos 2 mil alunos e nota 4 no recredenciamento do MEC significa uma projeção positiva para o futuro da Educação Adventista a Distância. A expectativa do próximo ano é iniciar novos cursos totalizando 25 ofertas.

A gerente de marketing Gabriella Martins conta como a Educação Adventista a Distância alcançou a solidez do negócio. O processo para chegar à marca de 2 mil alunos envolveu “pesquisas, testes com cliente oculto, mudanças no modelo de negócio, extensão, captação e outros aspectos”. Para Gabriella, os próximos passos envolvem “crescer, amadurecer e expandir a marca”. Ela acrescenta que a Unaspress, editora universitária do UNASP, apoia em diversos pontos a produção dos conteúdos e outras etapas do processo.

O diretor de graduação, Waggnoor Kettle explica que “a essência da Educação a Distância já promove um impacto importante na vida do estudante, uma vez que ele precisa se adaptar ou apropriar-se de características inerentes a essa modalidade, como a Autonomia, Disciplina e Compromisso com os estudos”. Mas ainda pontua que isso é mais significativo quanto a Educação Adventista, tendo em vista “o compartilhamento dos valores e princípios bíblico-cristãos”.

Veja mais