Não Classificado

Documentário mostra o amor no exercício da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo, Coren-SP, lançou, nessa semana, o documentário “Enfermagem: diálogos na primeira classe”. A estreia aconteceu no dia 12 de maio, data em que é comemorado o Dia do Enfermeiro. O vídeo que é classificado como reality documentário, parte do tripé arte, ciência e amor, sendo cada […]

Texto: Redação

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo, Coren-SP, lançou, nessa semana, o documentário “Enfermagem: diálogos na primeira classe”. A estreia aconteceu no dia 12 de maio, data em que é comemorado o Dia do Enfermeiro.

O vídeo que é classificado como reality documentário, parte do tripé arte, ciência e amor, sendo cada um desses conceitos apresentados através da realidade de quatro personagens que exercem funções distintas dentro da profissão.

“A intenção do Conselho Regional, quando produziu esse documentário, foi mostrar, de forma realista e correta, a história de quatro profissionais de Enfermagem, para que nessas histórias os profissionais de Enfermagem se enxerguem e se animem a mostrar à população quem eles são, quais as funções que exercem e seu valor junto à sociedade”, explicou o Segundo Secretário do Coren-SP, Marcus Vinícius Oliveira.

Convidada para retratar o trabalho de uma parteira domiciliar, a enfermeira obstétrica Ivanilde Rocha contribui com a descrição do amor no exercício da profissão. Mas foi ao demonstrar seu amor também pela prática da docência, que ela trouxe a produção do documentário até o UNASP campus São Paulo, onde leciona no curso superior de Enfermagem e no curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica.

“Eu me senti lisonjeada. Acho que tudo é providência divina. Foi uma oportunidade que eu tive de unir a vida profissional e a particular, de falar de Deus e da minha fé”, expressou Ivanilde, que disse também ter ficado surpresa e contente ao ouvir sua voz no início e no fechamento do documentário.

No dia seguinte ao lançamento oficial do documentário, os estudantes do Curso de Enfermagem do UNASP-SP puderam assisti-lo na íntegra, durante o segundo dia da Semana de Enfermagem, evento que está comemorando 45 anos da Faculdade Adventista de Enfermagem.

Para a aluna ingressante na graduação, Maria de Lurdes Guedes, o vídeo irá ajudar bastante na correta compreensão do público a respeito da profissão. “Há muita gente do lado de fora que me questiona: por que você está fazendo Enfermagem? As pessoas têm uma visão muito errada da profissão. Agora eu consigo enxergar a Enfermagem como uma profissão muito mais grandiosa do que pensava antes, que visa cuidar da pessoa, não da doença. Não é status, é visar o bem estar do próximo”, considerou.

“Enfermagem: diálogos na primeira classe” é considerado o primeiro reality documentário em alta definição produzido no Brasil. Foi criado e dirigido pela cineasta Flávia Pacheco Angélico e produzido pela Kawai Filmes. Desde seu lançamento encontra-se disponível online, através do site dialogosdaenfermagem.org.br .

por Murilo Pereira

Veja mais