Não Classificado

Ditadura e democracia em quadrinhos

Finalizando com chave de ouro a Semana de Jornalismo do Unasp-EC, alunos promoveram uma exposição de tirinhas alusivas à ditadura militar e ao regime democrático que está em vigor no Brasil.

Texto: Redação

Finalizando com chave de ouro a Semana de Jornalismo do Unasp-EC, alunos promoveram uma exposição de tirinhas alusivas à ditadura militar e ao regime democrático que está em vigor no Brasil. À ideia era conscientizar os participantes sobre a importância desses períodos para a história do país. A mini-exposição ocorreu na última quinta, dia 18, no residencial masculino.

Os quadrinhos representam um jovem estudante brasileiro que diariamente tem reflexões sobre o funcionamento da política no país. Cubinho é um personagem questionador e que nunca está satisfeito com o pouco conhecimento que as pessoas possuem sobre assuntos relacionados ao poder.

Criado pelo cartunista Mario Mastrotti, os quadrinhos se dividiam em dois assuntos: o atual regime democrático e a ditadura militar que o país presenciou nas décadas de 1960, 70 e 80.  Ele também possui um site que contém cartuns, ilustrações e sátiras feitas por ele, além dos prêmios vencidos por seu trabalho. Você pode ter acesso nesse ao site através desse link:http://cartunistamastrotti.com.br/

Para o aluno Nícolas Cardoso uma mostra com essa temática é importante para o campus. “Além de caracterizar uma época marcante na história do nosso país, ela contribuiu para nossa formação, pois quem estuda jornalismo precisa estar por dentro de assuntos como esse”, pontua.

Além das tirinhas, foi exposto um blog construído pelos alunos o 4° ano. O portal faz um resgate histórico do cenário brasileirodurante o período de domínio dos militares. Assuntos como economia, política, religião e sociedade foram tratados em reportagens especiais, vídeos e áudios construídos pelos estudantes, para a disciplina de Webjornalismo, sob a orientação da professora Karla Caldas Ehrenberg. O objetivo é conscientizar as pessoas da importância do período para a história do país. Para ter acesso o blog basta clicar neste endereço:http://ogolpemilitar.wix.com/ogolpe

Veja mais