Acontece no UNASP

Direção de Desenvolvimento Espiritual do Unasp promove ações para o internato

A direção espiritual estudou as possiblidades e buscou a melhor forma de garantir a experiência espiritual dos alunos, através de programações diferentes e adequadas para o contexto atual

Texto: Hellen Piris | Edição: Sarah Dornelis

Desde o começo da pandemia da covid-19, adaptações e reestruturações foram necessárias para que a vida não parasse. A dinâmica de tudo mudou, seja no mercado de trabalho, nos estudos ou na vida pessoal. No Unasp, campus Engenheiro Coelho, não foi diferente. O campus realizou várias mudanças em seus projetos para garantir que o objetivo de fornecer um ambiente com foco na vida mental, espiritual, intelectual e emocional do aluno fosse mantido mesmo em uma nova dinâmica.

A direção espiritual estudou as possiblidades e buscou a melhor forma de garantir a experiência espiritual dos alunos, através de programações diferentes e adequadas para o contexto atual. O diretor de desenvolvimento espiritual, Pr. Binho Oliveira, explica que “logo no começo da quarentena, as ações foram atualizadas e moldadas para atender a nova realidade”.

Por ser uma instituição de caráter religioso, o Unasp organiza, promove e incentiva a realização de atividades espirituais e a participação dos alunos. Por esse motivo, os cultos, que a princípio eram feitos na Igreja Unasp com os alunos internos e externos, funcionários e membros da região, passaram a acontecer ao ar livre exclusivamente com os estudantes residentes do campus para evitar contato com o exterior.

Segundo o Pr. Binho, o culto das árvores se tornou um momento único para o internato. “Ao estar em contato com a natureza vemos as coisas criadas por Ele. Os cultos com uma liturgia simples e direta permitem uma fluidez maior e facilita a adoração principalmente para o público que atendemos”, ressalta.

Além dos cultos que são feitos em meio a natureza, a direção de desenvolvimento espiritual também promoveu outros projetos para o internato, como a santa ceia ao ar livre. Esse programa contou com uma mesa de 90 metros para que comportasse todos os alunos que estão no campus, e apresentação do quarteto Arautos do Rei. Os cultos ao ar livre acontecem às sextas-feiras à noite e no sábado pela manhã.

Em parceria com faculdade de psicologia, a direção espiritual também criou um projeto com foco na saúde mental dos alunos. Psicólogos ficaram à disposição para oferecer atendimento psicológico, o que teve efeito na vida de alguns alunos, como Luiza Simões, que obteve alta pelo seu psiquiatra. “Não preciso mais tomar os remédios. Eu realmente estou muito bem agora. E posso dizer Unasp tem grande responsabilidade na minha melhora”, afirma.

Alunos no Village Inn e externos

Para os alunos que retornam ao campus e passam um período de tempo em isolamento no Village Inn sem contato com o internato, foi criado um projeto especialmente para eles. No pôr do sol de sexta-feira, os alunos que estão no prédio ficam nas janelas, e os alunos do internato fazem um culto com eles pelo lado de fora. “É um projeto que eu tenho muito carinho. É importante que esses alunos, que estão passando por esse período no Village Inn como uma medida de segurança, também se sintam acolhidos”, explica Pr. Binho.

Além de atender o público interno, a direção de desenvolvimento espiritual tem projetos para o público externo. Nas sextas-feiras acontecem as lives que são transmitidas pelo youtube da “Igreja Unasp-EC”. Para acompanhar melhor as ações da direção de desenvolvimento espiritual, siga: @pastoral_unasp.

O Unasp, campus Engenheiro Coelho, tem como foco a vida individual de cada aluno. A instituição se preocupa em cumprir todas as orientações da Organização Mundial da Saúde. As recomendações como o distanciamento social, o uso recorrente de álcool em gel e das máscaras são mantidas por todos dentro do campus.

Veja mais