Acontece no UNASP

Colégio Unasp realiza exposição e sarau no Dia da Poesia

  Exposições, sarau e músicas marcaram comemoração ao dia da poesia na instituição O Colégio Unasp de Engenheiro Coelho (SP) realizou na quinta-feira (14) ações em celebração ao Dia da Poesia. A data foi instituída nacionalmente em homenagem ao poeta Castro Alves, embora celebrada de forma oficial no dia 31 de outubro, 14 de março […]

Texto: Raiane Lívia e Milena Martins

 

Exposições, sarau e músicas marcaram comemoração ao dia da poesia na instituição

O Colégio Unasp de Engenheiro Coelho (SP) realizou na quinta-feira (14) ações em celebração ao Dia da Poesia. A data foi instituída nacionalmente em homenagem ao poeta Castro Alves, embora celebrada de forma oficial no dia 31 de outubro, 14 de março ainda são realizadas atividades relembrando a importância desse gênero literário.

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da instituição trabalharam a construção de textos poéticos a partir do recorte de imagens as quais eles mais se identificassem. Através dessas fotografias os estudantes deveriam construir os poemas.

A professora e orientadora dos trabalhos, Lilian Ritter, acompanhou o desenvolvimento dos alunos e explica ser uma atividade que exige atenção de cada envolvido. “Embora pareça simples, não é. Porque ao pegar a imagem eles precisaram escolher um tema que irá destacar. O que o aluno vai falar tem que fazer sentido. Tem que ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão do que ele começou.”

Trabalho acadêmico

Durante duas semanas foi trabalhado em sala de aula o gênero poema, sua estrutura e como desenvolvê-lo. A produção dos alunos virou uma exposição em mural no Colégio cujo objetivo foi gerar incentivo para quem fez e para os outros colegas que estavam apreciando essa arte.

A aluna Milena Pachecco escolheu fazer versos sobre música. Para ela, realizar essa tarefa e ver seu trabalho exposto foi satisfatório. “Eu achei muito legal a tarefa. Descobri que existem vários tipos de poema e que isso pode me ajudar a compor até mesmo músicas”, relata.

Sarau Ensino Médio

Os trabalhos realizados pela turma do Ensino Médio foram coordenados pelas professoras de literatura e língua portuguesa Ana Paula Barbosa e Olívia Begnália. As docentes promoveram um sarau literário com os alunos durante o período das aulas.

A programação cultural envolveu os adolescentes em declamações dos poemas clássicos de autores conceituados como Casimiro de Abreu, Vinicius de Morais e Castro Alves. Como parte do evento, alunos também fizeram apresentações de composições da música popular brasileira.

“A ideia é justamente promover o contato deles com esse meio cultural, com a poesia que é um gênero literário. Nós incentivamos a produção de poesias e a declamação de poemas.” conta Ana Paula.

No início da semana, como parte dessa divulgação cultural, foi lançado um desafio para os alunos do colégio. Eles deveriam postar fotos no Instagram, com uma legenda poética e autora como um incentivo à produção de conteúdo literário. As três melhores serão escolhidas e premiadas.

Veja mais