Impacto Social

Cursos de graduação do Unasp Hortolândia planejam ação social na Amazônia

Desde 2016 o curso de Pedagogia do Unasp Hortolândia tem colaborado pedagogicamente com a Escola Técnica Adventista de Massauari (ETAM), que fica na comunidade Nova Jerusalém, na Amazônia. A última visita à escola, foi realizada entre os dias 15 e 23 de novembro e como resultado, outros cursos de graduação do campus Hortolândia irão se […]

Texto: Redação

Crianças da Comunidade Nova Jerusalém, Amazônia

Desde 2016 o curso de Pedagogia do Unasp Hortolândia tem colaborado pedagogicamente com a Escola Técnica Adventista de Massauari (ETAM), que fica na comunidade Nova Jerusalém, na Amazônia. A última visita à escola, foi realizada entre os dias 15 e 23 de novembro e como resultado, outros cursos de graduação do campus Hortolândia irão se unir a este projeto para contribuir com a ETAM.

A responsável pela parceria entre o Unasp Hortolândia e ETAM, professora Selma Fonseca, explica que o apoio dos demais cursos é necessário pois a escola tem necessidades em áreas que ultrapassam a visão e o trabalho da Pedagogia. O planejamento e as metas já estão sendo idealizados. “Precisamos inserir os alunos na tecnologia. Para isto precisamos de projetos com os cursos de Engenharia de Software e Sistemas para a escrita de projetos de captação de energia solar e a criação de um container para abrigar um espaço com equipamentos de tecnologia via satélite, uma vez que não há possibilidade de fiação até aquela região”, descreveu Selma.

Outros cursos também devem participar com as seguintes ações:

Mutirão pedagógico

Além de envolver os demais cursos de graduação, os alunos do curso de pedagogia também estão sendo convidados a participar em um Mutirão Pedagógico que consiste em construir jogos e material pedagógico para os alunos da ETAM. A atividade será um projeto de extensão do curso de Pedagogia.

De acordo com Selma, o mutirão beneficia os estudantes da graduação. “Os alunos podem conhecer uma realidade pedagógica transcultural, trocar experiências pedagógicas para uma formação mais humana e respeitosa, entrar em contato com uma realidade de escola nascente que ainda está isenta de vícios pedagógicos e ter a possibilidade de observar outra realidade, percebendo as demandas e pensando em soluções compartilhadas”.

Resultados da parceria Unasp e ETAM

Reunião pedagógica com a equipe da Escola Técnica Adventista de Massauari.

Desde 2016 várias capacitações foram realizadas com a equipe que atua na ETAM. Também foi construído com ajuda de professores e alunos do curso de pedagogia, o Projeto Político Pedagógico da escola da comunidade. E na última viagem atá a Amazônia, em que as professoras Selma e Neusa Schutz realizaram em novembro, Selma conta que outras conquistas também ocorreram:

“Junto com a equipe da ETAM, nós criamos o organograma da escola desde a agência da ADRA até as professoras da escola, incluindo a nossa assessoria externa. Identificamos os conteúdos da BNCC série a série e analisamos a legislação para as escolas do Campo (na qual se enquadram as escolas do Campo), criamos o desenho curricular tendo em mente egressos da ETAM preparados para as missões”, elencou Selma.

Veja mais