Profissão e Mercado

Cursos de Gastronomia e Nutrição realizam jornada acadêmica

Os dois cursos se beneficiaram com as temáticas oferecidas nas palestras, ampliando o conhecimento e as capacidades de atuação no mercado.

Texto: Thaís Fowler

Entre os dias 10 a 12 de maio aconteceu a jornada acadêmica dos cursos de Gastronomia e Nutrição, com o tema “Saberes e Sabores da Alimentação”. As palestras foram programadas com temáticas que atendessem os dois cursos. Os temas principais foram: cozinhas inteligentes, que utilizam a tecnologia para a produção de alimentos, empreendedorismo social, alimentação esportiva e negócios de alimentação e bebida no cenário pós-pandêmico.

A jornada expande os conhecimentos compartilhados pelos professores na sala de aula. De acordo com a professora Evellin Müller, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição, através desses eventos os alunos interagem e criam contato com profissionais que são referencias na área. “As jornadas são muito importantes para a vida acadêmica dos alunos, pois promovem atualização profissional e networking, além de contato com novos produtos, empresas e profissionais que já atuam no mercado de trabalho”, afirma. 

Entre os palestrantes estavam a nutricionista da categoria de base do São Paulo futebol clube, Juliane Lírio. A chef executiva e criativa do restaurante Casa Raw, Thainá Andrade. O nutricionista no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), Adolfo Mendonça. Vinicius Storini, representante da empresa Engefood, cozinhas inteligentes. E o chef de cozinha e fundador do projeto Gastronomia Periférica, Edson Leite, que compartilhou com os alunos que é possível ganhar dinheiro ajudando pessoas. “Empreender na quebrada é isso, mudar hábitos e pensamentos através da alimentação. Nós precisamos resgatar o processo de esforço e acesso à educação de qualidade. Reforçando a importância da qualificação para abrir um negócio”, compartilha.

O projeto Gastronomia Periférica é um negócio social que visa à transformação por meio da gastronomia. Segundo Edson, a alimentação muda nossa maneira de ver a sociedade, mas a sociedade em si não muda por conta da alimentação, a mudança precisa individual. “Estamos falando de um país que desperdiça ⅓ de tudo o que produz. O primeiro passo para começar mudar a sociedade através da alimentação é fazer a sociedade olhar para essa pauta, começando pela separação do lixo e isso é uma ação individual”, afirma. 

A aluna de nutrição, Jackelline Caldeira conta que os palestrantes conseguiram abrir sua mente para outras áreas que pareciam distantes ou complexas. “Impossível não sair daquele momento com a cabeça borbulhando com tantas ideias. Depois de ouvir as experiências que os palestrantes tem adquirido com a nutrição e a gastronomia, eu tenho certeza que estou trilhando o caminho certo. Além de ver a oportunidade de me posicionar bem no mercado de trabalho, em uma área que vem crescendo cada vez mais”, relata.

A escolha dos temas das palestras foi feita através de uma pesquisa de interesse com os alunos e a partir disso a coordenação buscou os palestrantes das áreas mais sugeridas. “O mais legal é que a maior parte dos palestrantes estão abrindo estágios e divulgando vagas de emprego para os nossos alunos. A oportunidade está sendo incrível”, ressalta Evellin.

Durante as noites os alunos puderam conhecer produtos e marcas do mercado da alimentação. Atlhetica Nutrition, Goshein Alimentos, Hikari Alimentos, Natural One, Dida Vegana, Royal Prestige, Melavita produtos naturais, Sulavan, Da Roça Biscoitos, Superbom, Clínica e SPA vida Natural e Pão do Ton.

Veja mais