Não Classificado

Curso no Unasp-EC promove a Semana de Línguas

O curso de Letras e Tradutor e Intérprete do Unasp-EC, promoveu dos dias 20 a 22 de maio o Seminário de Línguas no auditório central da faculdade.

Texto: Redação

O curso de Letras e Tradutor e Intérprete do Unasp-EC, promoveu dos dias 20 a 22 de maio o Seminário de Línguas no auditório central da faculdade.  A programação realizada anualmente teve como tema este ano Música e Linguagem.  “O objetivo é familiarizar os estudantes com o mercado de trabalho”, explica o coordenador do curso de Tradutor e Intérprete, Milton Torres, 51.

No primeiro dia de seminário os alunos aprenderam sobre a interação da música no estudo da psicolinguística e a relação da música com a linguagem. “Embora a fala seja uma linguagem direta e superficial, a música tem uma âmbito mais subjetivo e profundo”, explica o educador e mestre em música Vandir Shäffer . “Começamos com uma espécie de preparação enquanto que no segundo dia aconteceu o lado mais prático do trabalho e encerramos a semana com uma peça teatral, lançamento do livro do professor Davi Oliveira e uma palestra sobre literatura clássica”, ressalta Torres.

O evento também contou com a presença do tradutor para dublagem Pavlos Euthymiou que tem em seu currículo mais de 1,5 mil músicas versionadas para o português e traduziu filmes como Shrek, Madagascar e Sexto Sentido. “Eu acredito que a tradução traz o filme para mais perto das pessoas, a tradução para dublagem mais ainda, é como se você ouvisse a voz do brasileiro”, pontua o tradutor. Pavlos ainda destaca a importância da música no mundo cinematográfico: “A música traz um frescor para qualquer filme, muito mais forte, às vezes, que uma cena. Versar a música para a nossa língua é um desafio”, completa.

Os alunos foram os maiores beneficiados com o evento e aguardavam ansiosos pelo decorrer do programa. “Como aluna de terceiro ano, estou muito curiosa em relação às palestras, porque o tema é muito diferente dos outros que participei nos anos anteriores. A relação música e linguagem é um tema bastante interessante e espero me surpreender”, revela Jéssica Tavares (21), estudante de Letras.

Veja mais