Profissão e Mercado

Curso de Direito EAD do UNASP é avaliado com nota máxima pelo MEC

O curso de Direito da Educação Adventista a Distância (EAD) do UNASP recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Texto: Caroline Belotto

O curso de Direito da Educação Adventista a Distância (EAD), operada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) recebeu na data de ontem (27) pelo Ministério da Educação (MEC) a nota máxima. A nota 5 é a pontuação máxima que um curso que é submetido ao processo avaliativo do MEC pode receber. Além da visita virtual, também foram realizadas análises do projeto pedagógico, perfil do corpo docente e de tutores e a infraestrutura a ser utilizada na operação do curso, segundo instrumento de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do MEC responsável por avaliações externas institucionais e de cursos. 

Em visita virtual, a equipe avaliadora do MEC/INEP dialogou com dirigentes, docentes, coordenador, comissão multidisciplinar e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de realizar análise documental. A etapa avaliativa é extremamente importante no processo de autorização do curso. A nota máxima nesta avaliação é uma garantia ao aluno de que ele cursará uma graduação de excelente qualidade. A conquista marca um momento importante na expansão da instituição, não só pela aprovação do curso de Direito na modalidade EAD pelo MEC, mas também pelo avanço no processo de se tornar uma universidade, explica  o doutor Marcelo Alves, diretor de regulação do UNASP. Alves reforça que o UNASP, como instituição, também possui nota 5 no MEC e que o curso já foi aprovado em julho de 2020 pela Comissão Sul-Americana de Educação (COSAME), órgão da mantenedora responsável por autorizar a implantação de novos cursos em instituições de educação superior adventistas.

Curso de Direito EAD é nota 5 no MEC

O diretor de graduação EAD do UNASP, doutor Waggnoor Macieira Kettle, explica que para lançar um novo curso, é necessário o cumprimento de algumas etapas importantes, como pesquisa de campo, processo de autorização e elaboração do projeto que abrange todos os aspectos do curso. Ainda existem etapas legais até a publicação no Diário Oficial e lançamento do curso e que estão sendo trabalhadas junto ao MEC e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que sejam concluídas o mais rapidamente possível.

De acordo com o diretor acadêmico, o curso de Direito na modalidade EAD, terá um Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) em cada um dos 20 polos físicos disponíveis para o Direito, com um advogado responsável. A expectativa é de ter também um software específico para atender os alunos. Kettle revela que nos polos EAD haverá atendimento semanal dos tutores e dos professores regentes para os alunos do curso e que a graduação segue a mesma configuração do curso na modalidade presencial em relação à matriz curricular, com duração de 10 semestres e carga horária de 4.350 horas. “Todos os cursos EAD do UNASP, possuem a mesma estrutura curricular, as mesmas disciplinas e a mesma carga horária da modalidade presencial, para que o aluno seja beneficiado com todo conhecimento e competências necessárias para sua formação acadêmica”, afirma.

O doutor Fabiano Leichsenring Silva, pró-reitor de educação à distância do UNASP, comenta sobre a expectativa do curso: “Nós estamos muito felizes e bastante expectantes com essa nova oferta, porque ela possibilitará uma inserção do UNASP no mercado de direito, especialmente em atender a demanda da igreja e do público cristão com responsabilidade de formação bíblico-cristã.” De acordo com o pró-reitor, muitas pessoas gostariam de fazer o curso em um dos campi do UNASP, pois têm confiança na qualidade e valores da instituição, mas não têm condições de estudar presencialmente.

“Fico grato e surpreso, especialmente porque a nota 5 foi conquistada por termos alcançado excelentes avaliações em cada um dos requisitos, é a prova cabal da qualidade do curso”, declara.

Veja mais