Profissão e Mercado

Curso de Publicidade e Propaganda promove primeiro intercâmbio

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Unasp São Paulo estiveram durante os últimos dias na província de Entre Ríos, na Argentina, para um intercâmbio na Universidad Adventista del Plata (UAP). Segundo o coordenador do curso, Me. Flávio Salcedo, a ideia de promover um intercâmbio surgiu da intenção de oferecer um diferencial na […]

Texto: Aira Annoroso

Alunos de Publicidade e Propaganda, com o coordenador do curso Me. Flávio Salcedo, durante a visita aos estúdios do Canal 6, maior rede de comunicação da região de Crespo, na Argentina.

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Unasp São Paulo estiveram durante os últimos dias na província de Entre Ríos, na Argentina, para um intercâmbio na Universidad Adventista del Plata (UAP). Segundo o coordenador do curso, Me. Flávio Salcedo, a ideia de promover um intercâmbio surgiu da intenção de oferecer um diferencial na formação dos futuros comunicadores. “O objetivo do intercâmbio foi proporcionar aos alunos uma oportunidade de conhecer uma nova cultura, desenvolver a habilidade de falar uma nova língua e agregar conhecimentos profissionais”, ressalta.

Durante a estadia na Argentina, os intercambistas realizaram diversas atividades, como turismo ecológico, visitas às indústrias para entender como funcionavam as estratégias de marketing e à maior rede de comunicação da região de Crespo (Canal 6), além das aulas práticas na universidade, como a de produção para rádio. “Na aula de um dos professores, Daniel Díaz, fizemos um brainstorm completo sobre o que fazer para promover a semana de oração que aconteceria no campus, que envolvia desde a produção de conteúdo interno antes da semana, até quadros de interação durante a mesma. Também tivemos um bate-papo muito bom com o Ericson Kritkovski, um brasileiro que produz um dos programas da Nuevo Tiempo, o Bloc de Notas”, conta o aluno Lucas de Farias.

Alunos intercambistas participando da aula de produção audiovisual na Universidad Adventista del Plata (UAP).

Na UAP, os estudantes cursam Comunicação Social englobando Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Rádio e TV, diferente do Brasil, onde cada curso de Comunicação Social é direcionado para uma área específica. “Eu não tinha conhecimento nenhum de Rádio e TV, e lá consegui entender um pouco mais da estrutura, como era utilizado, e consegui enxergar um futuro nessa área”, afirma a aluna Beatriz Zacharias.

Nos dias atuais, para se inserir no mercado de trabalho, o profissional precisa ter um diferencial, que pode ser obtido de forma completa através de um intercâmbio. Ao realizar uma imersão no exterior, na área que está sendo estudada, além de agregar um conhecimento profissional diferenciado, o estudante aprenderá uma nova língua e uma nova cultura, ampliando sua visão de mundo para novas ideias e possibilidades. Este é o tipo de profissional que o mercado de trabalho exige.

“O crescimento linguístico foi notável. No primeiro dia, estávamos com dificuldade em pedir no McDonald’s e, no último, já estávamos conversando com um ótimo portunhol”, revela Lucas, que agora acredita ser fundamental a participação de qualquer universitário em um intercâmbio. “Foi, sem dúvida alguma, uma das melhores semanas da minha vida. Tudo isso acaba por agregar positivamente em nossa carreira e, também, em nosso crescimento pessoal”, afirma.

Parcerias

Para que todos os alunos tenham chances de realizar um intercâmbio, o Unasp está firmando parcerias com outras universidades adventistas ao redor do mundo, para que os custos não sejam elevados. Nessa parceria, os alunos pagam apenas o valor da passagem aérea, e o período que passarem lá não terão custos adicionais com alimentação e hospedagem. E quando os alunos dessas universidades também vierem realizar o intercâmbio no Brasil, o Unasp arcará com os custos de alimentação e hospedagem.

Veja mais