Acontece no UNASP

Curso de Psicologia do UNASP celebra primeira cerimônia do jaleco

Alunos do quarto ano participaram do evento que representa mais uma etapa cumprida em seu desenvolvimento acadêmico.

Texto: Bruna Moledo | Edição: Theillyson Lima

A primeira cerimônia do jaleco do curso de Psicologia do UNASP Engenheiro Coelho aconteceu nesta terça-feira (30).  A tradicional celebração contou com a presença de amigos e familiares dos discentes, discursos de professores, homenagens e apresentações musicais. Além de ser um marco importante que ocorre em cursos da área da saúde, para os alunos do penúltimo ano de Psicologia o momento visou simbolizar a passagem em direção à parte prática do curso. 

Cerimônia do Jaleco realizada no UNASP.
Alunos de Psicologia participaram da primeira cerimônia de jaleco.

Foi também uma ocasião bastante significativa para a instituição, já que os participantes serão, no ano que vem, a primeira turma graduanda em Psicologia do Campus Engenheiro Coelho. 

Um marco histórico

Uma das pessoas com parte ativa na organização da celebração foi Vera Rocha, professora do curso de Psicologia do UNASP, doutora e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Juntamente com os estudantes do penúltimo ano da graduação, organizou e planejou a solenidade que representou algo tão importante para todos os envolvidos.

“O jaleco significa comprometimento com a profissão. É um ato simbólico, um rito de passagem. Ano que vem eles começam os estágios profissionalizantes. Ainda não são psicólogos, mas agora já estão incorporando essa ideia”, afirmou ela. Além da carga profissional, o evento teve também peso emocional. Segundo a docente, o fato dos alunos fazerem parte do que foi a primeira turma do curso a afeta profundamente, “já estou sofrendo, eu amo esses alunos”, confessa.

Para Vera, a celebração não deve ter um final, mas sim ser efetuada todos os anos. “A ideia é que os outros semestres continuem fazendo essa cerimônia. Que seja algo contínuo”, explicou a professora. Se todos os fatores contribuírem com os desejos da professora, o evento vai virar tradição.

Motivo de orgulho

Quem também participou da celebração com entusiasmo foi Abner Souza, um dos alunos contemplados com o jaleco. “Foi um evento bastante esperado. A gente estudou durante 4 anos muita teoria, e receber o jaleco significa que estamos realmente crescendo e finalizando o curso. Está sendo muito bom”, ressalta.

O estudante acredita que o momento foi de muita importância, e que para ele e seus colegas de classe teve um sentido “mais especial. Quando você é da primeira turma, você faz parte dos pioneiros. Somos as primeiras pessoas que estão passando por essa fase aqui e servimos de exemplo para as turmas que virão.”

Do mesmo modo, para Keylene Ebinger, outra aluna do 8º semestre, existe algo único em fazer parte daquilo que pode ser a cerimônia do jaleco base para muitas que seguirão. “Eu estou me sentindo um pouco nervosa, pelo fato de sermos a primeira turma. Acho que há uma questão mais especial por trás”, declara. 

Mas também há espaço para a animação. “Estou empolgada e impressionada que cheguei até aqui. Eu acho que é um cair da ficha que já estamos nos estágios finais para nos tornarmos psicólogos”, disse.

A solenidade marcou o começo de uma nova geração de psicólogos que logo serão formados pelo UNASP. Ademais, a iniciativa procurou trazer realização pessoal a estudantes e professores, além de lançar uma nova luz às conquistas alcançadas por todos os profissionais que ajudaram a iniciar o curso de Psicologia no campus Engenheiro Coelho.

Entrega de jaleco representa a passagem em direção à parte prática do curso.

Veja mais