Profissão e Mercado

Curso de Música do UNASP recebe professora Mônica Marsola em aula especial

O curso de Música do UNASP, campus Engenheiro Coelho, recebeu a professora Mônica Marsola, escritora do livro “Canto: uma expressão” para uma aula especial na última quinta-feira (24). O evento foi organizado pela coordenação do curso e aconteceu pela plataforma de vídeo-chamadas Zoom. A musicista é formada em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista, […]

Texto: Mariana Santos | Edição: Theillyson Lima

Mônica Marsola durante a palestra
Professora é referência em todo o país por seus estudos relacionados ao canto

O curso de Música do UNASP, campus Engenheiro Coelho, recebeu a professora Mônica Marsola, escritora do livro “Canto: uma expressão” para uma aula especial na última quinta-feira (24). O evento foi organizado pela coordenação do curso e aconteceu pela plataforma de vídeo-chamadas Zoom.

A musicista é formada em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista, e também é referência em todo o país por seus estudos relacionados ao canto. Durante o encontro, ela foi entrevistada pelo estudante Rilker Souza, que tem estruturado seu Trabalho de Conclusão de Curso com base no livro de Mônica, por isso decidiu entrevistá-la perguntando sobre o processo de criação da obra, bem como seus métodos pedagógicos.

A entrevista aconteceu de forma que as experiências de vida da Mônica serviram de ensinamento em conjunto com seu conhecimento teórico. Como foi dito pela professora durante o evento, não tem nada de errado com professores que não possuem experiência prática no meio artístico, mas a “estrada” proporciona vivência. 

Entendendo a importância da professora para o estudo do canto no Brasil, Rilker decidiu propor que esse momento, inicialmente destinado apenas para o seu TCC, fosse aberto para os alunos de todas as turmas do curso. Dessa forma, o evento representou o fim do semestre para o curso de música no campus Engenheiro Coelho.

Tanto alunos quanto professores participaram abrindo as câmeras e fazendo perguntas para Mônica. A professora Ailen Lima, que coordenou o evento, foi uma das que interagiu, perguntando sobre as experiências de Mônica como musicista e professora. Além de Ailen, outros professores que estiveram no evento participaram enriquecendo a experiência dos alunos com interações sobre a educação musical. Para Mônica, a educação musical é um processo de aprendizado. “A nossa escrita desmistifica o dom. É um conjunto de coisas que favorecem a transformação que você recebe do ambiente.” declara  a professora citando o trabalho relatado no livro. 

O evento foi muito significativo para os alunos, principalmente para Rilker que direcionou toda a entrevista, interagindo diretamente com a escritora do livro estudado em seu trabalho. O estudante manifestou sua gratidão aos professores, à instituição de ensino e aos seus colegas pela oportunidade concedida a ele.

Alunos e professores acompanham palestra da professora Mônica Marsola.
Alunos acompanham a entrevista da professora Mônica Marsola

Veja mais