Acontece no UNASP

Curso de Fisioterapia faz parceria com Ottobock

Alunos se beneficiam com a parceria do curso com a empresa e vivenciam um dia de técnica no instituto

Texto: Thaís Fowler

O curso de Fisioterapia do UNASP, campus São Paulo, realizou a XXVI Semana de Fisioterapia entre os dias 9 a 11 de maio, com o tema “Próteses de membros inferiores”. As palestras foram dirigidas pela Ottobock, empresa mundial, especializada em produtos de mobilidade humana, convidada pela direção do curso. 

As jornadas acadêmicas do UNASP tem como propósito aproximar os alunos de profissionais e marcas renomadas do mercado profissional. Pensando nisso o curso de Fisioterapia trouxe a Ottobock para dentro do centro universitário. Foram três noites de palestras e demonstração de próteses e órteses de última geração, onde os alunos puderam ver de perto como esses aparelhos e suportes funcionam. 

Segundo o professor Abrahão Quadros, coordenador do curso de Fisioterapia, essas experiências acadêmicas preparam um profissional mais qualificado para o mercado de trabalho. “A importância é o preparo acadêmico dos nossos alunos. Aqui, eles tem a oportunidade de conhecer o que tem de mais atualizado sobre órteses e próteses, e ver de perto o funcionamento delas, além de manipula-las”, afirma.

A primeira noite de palestras, realizada pela fisioterapeuta Maria Laura e Karina Marx especialista em neuro funcional, abordou a temática de níveis de reabilitação de amputados. Na terça-feira, Bruna Ceravalo, especialista em órteses,  falou sobre moldes e níveis transfemurais. E no último dia os alunos aprenderam sobre: tecnologia, tipos de encaixes de pé e joelhos mecânicos e biônicos.

“Aqui nós temos um conhecimento prévio de como será a profissão. Tenho certeza que essas palestras vão me ajudar a ter um olhar mais sensível com o paciente que usa prótese ou órtese”, relata Edgard Gozzi, aluno do sétimo semestre de Fisioterapia. 

De acordo com Diogo Marcondes, gerente da Outobook, a parceria significa aperfeiçoamento do nível de atendimento e reabilitação dos pacientes. “É importante para a vivência dos alunos saber como fazer próteses, como se protetiza um paciente e as etapas até a protetização final”, compartilha. Em parceria com o UNASP, a Ottobock sorteou 10 alunos para passarem um dia na fábrica, vivenciando a técnica no instituto. 

Veja mais