Impacto Social

Curso de Farmácia do UNASP realiza ação de prevenção ao coronavírus

Estudantes do curso de Farmácia do Centro Universitário Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, junto a secretaria municipal de saúde da cidade de Engenheiro Coelho, realizaram uma ação da Campanha de Orientação e Prevenção ao coronavírus, na última sexta-feira (11), em três pontos diferentes do município.  Apenas alunos de estágio supervisionado da […]

Texto: Giovanni Manzolli | Edição: Theillyson Lima

Estudantes do curso de Farmácia do Centro Universitário Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, junto a secretaria municipal de saúde da cidade de Engenheiro Coelho, realizaram uma ação da Campanha de Orientação e Prevenção ao coronavírus, na última sexta-feira (11), em três pontos diferentes do município. 

Alunos de farmácia do UNASP fazem ação de prevenção ao coronavírus.
Foram expostos banners, cartazes e folhetos em frente a secretaria municipal de saúde

Apenas alunos de estágio supervisionado da faculdade estiveram na ação, sob a orientação da professora Thais do Carmo e da coordenadora do curso, Rizia Lacerda. Foram expostos banners, cartazes e folhetos em frente a secretaria municipal de saúde, na agência dos correios da cidade e no estacionamento do supermercado Berton. 

“Nós abordamos 3 vertentes. A primeira foi a importância da prevenção primária no controle da Covid. A segunda foi sobre a automedicação. E a terceira foi sobre as sequelas da Covid”, explica Carmo, organizadora das ações e supervisora de estágio do curso de farmácia do UNASP de Engenheiro Coelho. 

Sobre a importância da ação de prevenção ao coronavírus, a professora Rízia Lacerda diz que “o aluno começa a sentir o sabor do prazer de estar orientando a comunidade e começa a desenvolver a responsabilidade que ele tem como profissional de saúde. Além disso, ele também mostra o amor de Jesus”.

Experiência para os alunos

“Foi importante tanto para informar quanto para saber o grau de conhecimento sobre a doença que a população tem. Vimos pessoas que estavam contaminadas com o vírus frequentando normalmente o supermercado, que foi um dos pontos em que estávamos”, conta a aluna Giovanna Ferraz.

A estudante Eduarda Silva também comenta a importância do tema. “Aprendi a melhor forma de instruir a sociedade quanto aos cuidados da saúde de forma clara, objetiva e abrangente, de maneira que a gente aprende o sentido e a importância que é o conhecimento profundo da área da saúde para sempre cuidar do outro”. 

As atividades do curso de Farmácia estão em andamento, sendo que no próximo domingo (20), os alunos do primeiro semestre farão um projeto de extensão. Eles realizarão uma exposição no Bairro Universitário sobre prevenção contra hipertensão arterial e diabetes.

Alunos de Farmácia do UNASP fazem ação de prevenção ao coronavírus.
Ação fez parte das atividades de estágio do curso

Veja mais