Acontece no UNASP

Engenharia Civil do UNASP alcança nota 4 no Conceito Preliminar de Curso

O curso de Engenharia Civil do UNASP, campus Engenheiro Coelho, recebeu a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que concedeu ao final de abril essa pontuação para a graduação.  O coordenador da graduação, Dr. Artur Sartorti comemora o bom posicionamento do curso frente aos […]

Texto: Theillyson Lima

O curso de Engenharia Civil do UNASP, campus Engenheiro Coelho, recebeu a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que concedeu ao final de abril essa pontuação para a graduação. 

O coordenador da graduação, Dr. Artur Sartorti comemora o bom posicionamento do curso frente aos concorrentes e ressalta que “ poucos cursos no país têm essa nota”. Segundo ele, a avaliação positiva foi conquistada com o esforço de todos dos professores, coordenação e dos alunos.

A nota alcançada é uma forma de mostrar a evolução do curso e a busca constante por melhorias. “ É uma sensação de dever cumprido, mas não de acomodação. A gente precisa continuar lutando para manter e melhorar”, afirma o Dr. Artur. 

Alunos de Engenharia Civil em atividade prática
Curso conquistou nota de destaque no CPC, ficando entre os melhores do Brasil

Curso de Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil do UNASP tem 22 anos de história e oferece uma sólida infraestrutura, com laboratórios práticos e um Núcleo de Tecnologia e Engenharia e Arquitetura. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar e criar projetos reais com a Vértice Engenharia, empresa júnior de construção civil.

O professor Fernando Kowaslski fala da importância do corpo docente para o sucesso do curso. “Acho que o professor é uma das peças dentro do processo da qualidade do curso. Então tem um papel importante, porque é justamente ele quem está em contato com o aluno, e faz a ponte com a coordenação”, explica. 

Outra parte fundamental para o sucesso da graduação, são os estudantes. O aluno Felipe Pereira, do 9° semestre de Engenharia Civil, ressalta a qualidade organizacional do curso e do corpo docente, “ temos professores muito bons, com muito conteúdo, que conseguem dar exemplos de aplicações reais para o mercado de trabalho, o que é muito importante para o nosso futuro profissional”.

Mesmo com a boa nota e o crescimento, o Dr. Artur demonstra a vontade de buscar mais conquistas para a graduação. “Nossos passos, nossas linhas de estratégia para atingirmos melhores metas são continuarmos na qualificação do corpo docente, na infraestrutura de laboratórios, aulas práticas do campus e também na atualização da matriz curricular. Sempre deixando ela mais adequada para uma formação completa dos alunos”.

O esforço da coordenação, professores e alunos resultou em uma boa nota no CPC

Conceito Preliminar de Curso

A avaliação mais recente, dada pelo Ministério da Educação ao final de abril ao curso de Engenharia Civil do UNASP, foi a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O CPC é um indicador composto que avalia os cursos de graduação agregando quatro dimensões da qualidade da educação, sendo que nota máxima é 5. Essas quatro dimensões compõem a nota do CPC:

  1. Desempenho dos estudantes (20%)
  2. Valor agregado (35%)
  3. Corpo docente (30%)
  4. Percepção do Discente sobre as Condições do Processo Formativo (15%)

UNASP

A boa nota conquistada pelo curso de Engenharia Civil é mais uma prova da qualidade de ensino do UNASP. A instituição conseguiu nota máxima (5) no conceito institucional do MEC que avalia a infra-estrutura, organização administrativa, processos e metodologias das instituições de ensino. Isso colocou o UNASP como um dos 10 melhores Centros Universitários de São Paulo.

Veja mais