Acontece no UNASP

Curso de enfermagem completa 53 anos

Após dois anos, as atividades acadêmicas presenciais do curso de enfermagem voltam a ser presenciais e oferecem interação aos alunos de diferentes semestres.

Texto: Thaís Fowler

O mês de maio foi repleto de comemorações para o curso de Enfermagem do UNASP campus São Paulo. Além de celebrar o dia Internacional da Enfermagem no dia 12, o curso também completou 53 anos de existência. 

Para iniciar as festividades, foi realizada uma semana especial para os alunos com o tema “Superando a pandemia e trabalhando pela enfermagem do futuro”. Segundo a coordenadora, Vivian Zorzim, vivenciar esses eventos é importante para entender a profissão. “Esses momentos são importantes para estimular os alunos, trazer novos conhecimentos, convivência social e resgate da tradição do curso. São 53 anos de existência, a célula germinativa do UNASP é este curso, com 5 mil enfermeiros formados que estão pelo mundo inteiro”, compartilha. 

O evento contou com a presença da Jaqueline Gama Kalbermatter, enfermeira moderadora da Rede Adventista de Apoio à Família Autista (RAAFA) do estado de São Paulo, falando sobre o papel da enfermagem no cuidado de pacientes com transtornos do espectro autista (TEA). A enfermeira Darlene Donda esteve presente fazendo reflexões sobre o cuidado da saúde mental dos profissionais. Mara Lúcia Gonçalves, enfermeira, apresentou aos alunos a estética como uma especialidades para os futuros profissionais. Entre outras palestras.

Para Lara Ferreira Dourado, aluna do 5° semestre de enfermagem, ver as diferentes possibilidades de atuação da profissão e saber das experiências de outros profissionais a incentiva a continuar. “Muitas vezes no meio da teoria da faculdade, criamos expectativas que são diferente da realidade, e ao interagir com profissionais já formados, nos ajuda a entender o dia a dia da profissão, o que é real”, afirma.

Fundação da FAE

O incentivo pelo cuidado da saúde é algo marcante no movimento da igreja Adventista do Sétimo Dia desde o princípio. Pioneiros da instituição sentiam a necessidade de preparar estudantes para atuarem como profissionais da saúde e ajudarem na pregação do evangelho através da promoção da saúde.

Este objetivo é marcante na história do UNASP, sendo seu primeiro curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Enfermagem. Em 2 de março de 1969 iniciou a então Faculdade Adventista de Enfermagem (FAE). A missão era clara: preparar jovens para serem porta vozes de uma mensagem que transforma o ser humano a partir de um viver saudável e equilibrado, além de auxiliar na recuperação da saúde física, mental e espiritual.

A FAE foi a quarta graduação de enfermagem em São Paulo. A Escola Paulista de Enfermagem, criada em 1938, a Escola de Enfermagem da universidade de São Paulo, fundada no ano de 1942 e a Escola São José, estabelecida em 1959, hoje extinta. Nenhuma delas se situava-se na zona sul da cidade. 

A conquista do curso de enfermagem incentivou a implantação de outros cursos na área da saúde, como Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Psicologia e o mestrado em Promoção da Saúde. 

Profissão

O enfermeiro é responsável por promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em conjunto com outros profissionais de saúde. Este profissional é indispensável em hospitais, clínicas e pode também prestar atendimento domiciliar. O curso de Enfermagem do UNASP é embasado em princípios de vida saudável, com foco em atuação de enfermeiro generalista para o Sistema Único de Saúde (SUS), e uma atenção nos âmbitos biopsicossociais. O UNASP oferece uma sólida infraestrutura para a formação completa de seus alunos, com salas de aula equipadas e laboratórios especializados, unindo teoria e prática profissional, fortalecendo a carreira do discente.

Veja mais