Acontece no UNASP

Curso de Educação Física promove ginástica no ambiente de trabalho

A ginástica no ambiente de trabalho, ou ginástica laboral, normalmente é feita com a intenção de promover saúde entre os trabalhadores. Nesse sentido, ela possui diversos benefícios, como evitar lesões por esforço repetitivo e até doenças ocupacionais. Pensando nisso, os alunos de Educação Física do UNASP campus São Paulo começaram a oportunizar séries de exercícios […]

Texto: Aira Annoroso

Projeto de ginástica no ambiente de trabalho tem sido colocado em prática pelos alunos do curso com os servidores do UNASP.

A ginástica no ambiente de trabalho, ou ginástica laboral, normalmente é feita com a intenção de promover saúde entre os trabalhadores. Nesse sentido, ela possui diversos benefícios, como evitar lesões por esforço repetitivo e até doenças ocupacionais. Pensando nisso, os alunos de Educação Física do UNASP campus São Paulo começaram a oportunizar séries de exercícios físicos online para os colaboradores da instituição.

MOVIMENTE-SE +

Flávio André, professor do curso, explica que a iniciativa faz parte do projeto “Movimente-se +”, que surgiu da necessidade dos alunos do 7º semestre realizarem o estágio obrigatório. “Somado a isso, entendemos que a prática de exercício físico no local de trabalho é benéfica para o colaborador”, acrescenta.

Colaborador do UNASP realizando a ginástica laboral.

Por outro lado, esse é um momento para que os alunos também coloquem em prática o que aprenderam nas aulas. Por exemplo, a estudante Carolline Sousa acredita que isso agregou ainda mais ao seu repertório de conhecimentos da área. “Consigo absorver ainda mais esse assunto pesquisando e me aprofundando pra posteriormente colocar em prática no projeto”, assegura.

Em contrapartida, o aluno Marcel Argos conta que quando o projeto foi proposto, ficou apreensivo por envolver sua exposição e mudança em sua rotina. “Toda mudança gera desconforto, isso é um processo natural”, diz. Porém, Argos tem se surpreendido com o feedback positivo dos colaboradores que estão participando, e dos professores.

“O projeto da ginástica laboral tem uma importância significativa para minha capacitação. Por exemplo, diante de novas tendências profissionais e comerciais, o atendimento “online” se mostra um recurso eficiente para novos hábitos adotados pela população nos últimos tempos com o distanciamento social”, afirma o aluno.

GINÁSTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Primeiramente, Flávio explica que esses exercícios buscam prevenir ou atenuar doenças causadas por traumas cumulativos; prevenir a fadiga muscular; aumentar a disposição do trabalhador ao iniciar sua atividade, e promover maior integração no ambiente de trabalho. “Essa pausa durante a jornada de trabalho, para a prática da ginástica, promove a quebra do ritmo da tarefa que o colaborador desempenha, e o relaxa” diz Flávio.

Aluna de Educação Física conduzindo a ginástica laboral com os colaboradores do UNASP.

Do mesmo modo, o coordenador do curso de Educação Física, Leonardo Martins, destaca que os poucos minutos dessa pausa no trabalho servem como um lembrete importante para que todos adotem um estilo de vida ativo e saudável. “Isso sempre foi importante, mas nesse período de pandemia ficou ainda mais em evidência a importância de um estilo de vida ativo”, completa.

Por exemplo, a secretária Ellen Nascimento participa constantemente dos minutos de ginástica no trabalho. “Aqueles minutos de pausa para respirar, alongar e distrair melhoram muito as horas seguintes de produtividade, sem contar no relaxamento, principalmente pra quem trabalha sentado, digitando o tempo todo.”, conta. Além disso, Ellen tem incentivado outros colegas de trabalho para a prática dos exercícios.

Veja mais