Impacto Social

Curso de educação física cria Escolinha de Futebol Social para atender crianças carentes

No início do mês de abril, começou a funcionar a Escolinha de Futebol Social no bairro Amanda, na cidade de Hortolândia,  SP, sob o comando de estudantes do curso de educação física do Unasp. Esse projeto de extensão é desenvolvido pelo campus Hortolândia em parceria com a Igreja Adventista de Terra Preta, voltado para crianças […]

Texto: Sabrina Girotto

Alunos da Escola de Futebol Social em Hortolândia, SP.

No início do mês de abril, começou a funcionar a Escolinha de Futebol Social no bairro Amanda, na cidade de Hortolândia,  SP, sob o comando de estudantes do curso de educação física do Unasp. Esse projeto de extensão é desenvolvido pelo campus Hortolândia em parceria com a Igreja Adventista de Terra Preta, voltado para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. O objetivo é desenvolvê-los integralmente, incentivando assim a prática de esportes e disponibilizando o acesso dos mais necessitados à conhecimentos necessários para seu crescimento.

Tendo como foco principal crianças de baixa renda, os professores e alunos da graduação de Educação Física do Unasp Hortolândia buscam facilitar o acesso desses à escola de futebol, desenvolvendo seu intelecto, seu físico e promovendo o relacionamento social.

Os quatro princípios pedagógicos

Na busca do desenvolvimento integral, o projeto irá lançar mão de quatro princípios pedagógicos; ensinar futebol para todos, ensinar bem o futebol, ensinar mais que futebol para todos, ensinar a gostar de esportes. “Dentro dos princípios pedagógicos propostos, talvez o mais importante para este projeto seja o de ensinar mais que futebol”, conta o prof. Ms. Tercio Alves, coordenador do projeto. Ele continua: “nem toda criança que faz escolinha de futebol será futuramente um jogador profissional, entretanto, todas elas serão cidadãos. Com esse olhar, ensinar mais que futebol é desenvolver nas crianças, valores e princípios morais e espirituais para que tenham a percepção que é possível ter uma vida melhor quando se tem as questões morais e espiritual bem resolvidas”.

Sobre o projeto

Os encontros acontecem às segundas e terças-feiras. Divididos por faixa etária, os alunos do projeto que estão entre 10 a 12 anos participam do primeiro horário (14h às 15h30) e os adolescentes entre 13 e 15 anos, participam do segundo (15h30 às 17h).

“A parceria realizada entre o Unasp Hortolândia e a Igreja Adventista de Terra Preta, proporciona o desenvolvimento das crianças através do esporte e levar os valores cristãos (servir o próximo) e do Unasp (levar para a comunidade aquilo que é produzido no Centro Universitário) para crianças e adolescentes. O projeto também contribuirá para o desenvolvimento de alunos estudantes de Educação Física do Unasp a partir do momento que os incentiva a serem os professores dos jovens que estão na escolinha de futebol social”,  conclui professor Alves.

Veja mais