Profissão e Mercado

Curso de Direito recebe deputada estadual para Aula Magna no campus Engenheiro Coelho

O tema principal foi “Abuso Sexual e Violência Doméstica: Desafios e Conquistas Legais”, tendo em vista a relevância do assunto e o contexto do Dia da Mulher.

Texto: Camilly Inacio | Edição: Theillyson Lima

O curso de Direito do UNASP, campus Engenheiro Coelho, promoveu Aula Magna na noite da segunda-feira (7). O evento foi organizado pela coordenação do curso e contou com a presença do vice-prefeito do município de Engenheiro Coelho, membros da reitoria do UNASP, professores e alunos do curso de Direito, além da palestrante, deputada estadual (PSDB) Damaris Moura. 

Deputada Estadual palestrou para alunos de Direito.
Palestra “Abuso Sexual e Violência Doméstica: Desafios e Conquistas Legais”

Esse foi o primeiro evento presencial do curso de Direito após o início da pandemia e marcou o começo das atividades letivas, e agora presenciais, do ano de 2022. O reitor do UNASP, Martin Kuhn, afirma que o momento foi muito especial, pois “significa que estamos tendo oportunidade de nos congregar novamente” e conclui que aprender como a legislação ampara as mulheres é algo respeitoso e inspirador.

Palestra

O encontro trouxe uma reflexão sobre os obstáculos e avanços da lei no que diz respeito ao abuso sexual e violência doméstica. A programação utilizou o Dia da Mulher como oportunidade para conscientização sobre o assunto.

A convidada para explanação do assunto foi a deputada Damaris Moura. Ela é advogada e educadora, desenvolvendo ações há mais de 20 anos em combate a violência doméstica, com ênfase na defesa das mulheres. Em sua palestra disse que “pesa sobre meus ombros o dever e a oportunidade de, no parlamento, poder propor projetos de lei que ampliam a rede de proteção”.

A parlamentar discorreu sobre os grandes desafios que ainda representam o abuso sexual, a violência doméstica contra a mulher e as transformações que legislações modernas estão fazendo nos direitos em favor das mulheres. Explicou também sobre a história da lei Maria da Penha e seus efeitos.

A palestra ainda abordou uma legislação de autoria da própria Damaris, recentemente sancionada pelo Governador de São Paulo, que cria um programa ao abuso sexual e violência doméstica nas escolas públicas no estado para que se previna e não seja necessário enfretar os impactos de natureza social, moral, psicológica e física que as vitimas enfrentam.  

Falando sobre a importância do tema, Damaris comentou que “este tema não é abordado de forma sistemática nos currículos escolares, mas saber os direitos da mulher e de que forma a lei a protege é fundamental para os nossos alunos de Direito”.

A programação foi uma motivação para os alunos do curso. Leonardo Storch, aluno do primeiro semestre admite que “isso demonstra que a coordenação se preocupa em trazer pessoas relevantes tanto na sociedade quanto no meio profissional, para enriquecer o conhecimento dos alunos com assuntos tão significativos”.

Filipe Piazzi, coordenador do curso, afirma que “a importância é imensa pois as mulheres são a maioria em nosso país, e em nosso curso, mas infelizmente não são reconhecidas, social ou profissionalmente, como deveriam”. Para ele, os profissionais do Direito em suas diversas áreas, são responsáveis por transformações sociais, por isso, devem trabalhar para a mudança dessa realidade.

Veja mais