Impacto Social

Curso de direito faz parceria com CEJUSC para apoiar famílias em situação de divórcio

Em apoio a crianças e familiares que estão vivenciando conflitos por causa do divórcio, o curso de direito do Unasp está apoiando o projeto Oficina de Pais, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Hortolândia. A parceria foi oficializada no dia 16 de outubro e já tem data para começar a […]

Texto: Glória Barreto

Coordenador Calos Ferri e Vivianne Secco representando parceria entre Unasp e CEJUSC.

Em apoio a crianças e familiares que estão vivenciando conflitos por causa do divórcio, o curso de direito do Unasp está apoiando o projeto Oficina de Pais, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Hortolândia. A parceria foi oficializada no dia 16 de outubro e já tem data para começar a funcionar, pois a partir do dia 25 de novembro estará oferecendo atendimento as famílias que estão vivenciando judicialmente situação de divórcio. Oficina de Pais é um programa do Conselho Nacional de Justiça e já existe em outras comarcas, mas agora torna-se uma realidade em Hortolândia graças a colaboração entre o fórum e o centro universitário.

O CEJUSC, é uma unidade do Poder Judiciário especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania. De acordo com a chefe de sessão do CEJUSC Hortolândia, Vivianne Secco, o projeto Oficina de Pais irá acolher as famílias que estão vivendo em situação de divórcio ou dissolução de união estável, que tenham filhos menores. “O objetivo é que possamos empoderar os pais, para que resolvam seus conflitos da melhor forma possível, a fim de não envolver seus filhos em conflitos, conseguindo separar a conjugalidade da parentalidade. Criando um clima de segurança para as crianças e evitando traumas em decorrência do divórcio”, explica Vivianne.

Equipe de profissionais que estarão ministrando o projeto Oficina de Pais.

Quem vai participar da Oficina de Pais

Durante as audiências realizadas no CEJUSC, sempre que detectada alguma família que esteja vivendo algum conflito resultado do divórcio, elas serão direcionadas para a Oficina de Pais. A primeira edição da Oficina vai acontecer nos dias 25 e 27 de novembro. A ideia é convidar os pais que se inscrevam e participem, separados, destas oficinas.

Parceria Unasp

Doutora Viviane Secco e doutora Juliana Ibrahim Kapor representantes do CEJUSC Hortolândia.

Segundo o coordenador do curso de Direito, Carlos Ferri, o Unasp entra com a questão logística envolvendo os cursos de direito, psicologia e pedagogia. Os alunos e professores do curso de direito devem auxiliar com as orientações jurídicas, o curso de psicologia deve apoiar nas orientações emocionais e o curso de pedagogia apoia filhos, atendendo as crianças enquanto os pais estão na oficina. “Esse é um projeto interessante para os alunos e para a sociedade. Unasp oferece um espaço para acolher pais e filhos que vão participar desta oficina, apoiando o poder judiciário e auxiliando a população”, destacou Ferri.

As parcerias entre o fórum de Hortolândia e o Unasp estão apenas começando. “Nós estamos conversando com a doutora Juliana Ibrahim Kapor, responsável pele CEJUSC de Hortolândia, e temos muitos projetos que devem acontecer com a finalidade de apoiar a população de Hortolândia e ao mesmo tempo proporcionar aos nossos estudantes experiências na prática jurídica”, acrescentou Ferri.

Veja mais