Profissão e Mercado

Curso de Ciências Contábeis comemora o dia do profissional em contabilidade

O evento contou com a presença do representante do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo

Texto: Thaís Fowler

Na última segunda-feira (25) foi comemorado o dia do profissional em contabilidade. Em homenagem a data, o curso de Ciências Contábeis realizou uma palestra com o representante do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, João Antunes Alencar, para os alunos. 

O empresário mostrou aos alunos durante a palestra os diversos campos de atuação que um contador pode exercer. Sendo eles analista financeiro, perícia contábil, consultor, auditor, gerente financeiro, controller, consultor trabalhista e previdenciário. Além de compartilhar com os alunos sua trajetória e experiências no mercado contabilista.

“É muito gratificante estar aqui conversando com esses alunos e mostrando para eles as diversas áreas que a contabilidade proporciona. Como a gente já passou por isso e sabe da dificuldade da escolha, a gente procura compartilhar e mostrar para eles que existem vários caminhos para seguir. Independente dessa escolha a persistência e a busca constante que o tornará um bom profissional”, compartilha João Antunes Alencar.

Guilherme da Silva Souza, aluno do 7º semestre do curso de Ciências Contábeis acredita que o dia 25 de abril já representa muito para ele. “Nesse dia a gente reflete em tudo o que aprendemos. A trajetória do João nos mostra que tudo é possível, com perseverança e buscando conhecimento”, afirma.

Profissional em contabilidade

Segundo dados apurados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil conta com quase 552 mil profissionais da contabilidade ativos. O contador é o profissional que tem o conhecimento adequado para fazer a economia funcionar de forma sustentável e, de acordo com a legislação nacional, oferecendo subsídios técnicos para que governos, instituições sociais e iniciativa privada se desenvolvam com o máximo de suas capacidades.

Ciências Contábeis

O contador é responsável por cuidar das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O profissional interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões. Além de registrar os fatos e atos administrativos e responsabilizar-se pelo pagamento de tributos. O curso de Ciências Contábeis do UNASP oferece uma graduação prática, com laboratórios especializados e professores experientes.

Veja mais