Acontece no UNASP

Curso de Ciências Biológicas fortalece parcerias com escolas básicas da região

Estudantes da Escola Estadual Beatriz de Quadros Leme Professora, acompanhados pelos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Unasp São Paulo, estiveram no campus na última quinta-feira (18) para uma capacitação, com o objetivo de realizarem o projeto “Recuperando o Jardim da Escola”. Os alunos do Ensino Médio puderam aprender, no viveiro de mudas da […]

Texto: Aira Annoroso

Alunos da E.E Beatriz de Quadros Leme Professora em capacitação no Viveiro de Mudas do Unasp São Paulo.

Estudantes da Escola Estadual Beatriz de Quadros Leme Professora, acompanhados pelos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Unasp São Paulo, estiveram no campus na última quinta-feira (18) para uma capacitação, com o objetivo de realizarem o projeto “Recuperando o Jardim da Escola”. Os alunos do Ensino Médio puderam aprender, no viveiro de mudas da instituição, técnicas eficazes de plantação.

Segundo David de Almeida, graduando de Ciências Biológicas que faz parte do programa Residência Pedagógica na Escola Beatriz de Quadros, as parcerias entre o Unasp e escolas públicas da região têm sido benéficas para ambas as partes. “Dessa forma a gente está conseguindo ingressar no mercado de trabalho, vivendo e aprendendo como é o ambiente em sala de aula. E tem sido legal para os alunos dessas escolas que estão vindo aqui e aprendendo mais de alguma maneira”, completa.

Residência Pedagógica e PIBID

Para a formação eficiente de professores, é imprescindível que estes tenham a vivência profissional no ambiente escolar. A parceria entre a escola e a universidade é essencial nesse processo de formação dos futuros licenciados.

O Unasp-SP possui desde 2010, por meio dos programas de formação de professores fomentados pela CAPES, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência) e atualmente a Residência Pedagógica. Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas da instituição, me. Enios Duarte, esses programas têm fortalecido a aproximação entre a universidade e a escola.

“Nossos licenciandos do Unasp estão imersos nos ambientes escolares, e os professores da educação básica estão inseridos na universidade, de tal forma que essas interações têm contribuído para formação inicial e continuada de professores. Todas as ações de ensino planejadas e executadas para os ambientes das escolas parceiras, como atividades experimentais, sequências didáticas investigativas, jogos didáticos, projetos multidisciplinares, feiras de ciências etc, estão contribuindo para o processo de aprendizagem e principalmente com a alfabetização científica dos estudantes da escola básica”, diz.

O professor de Ciências Biológicas da E.E Beatriz de Quadros, Márcio Martins de Melo, que idealizou o projeto “Recuperando o Jardim da Escola” concorda que essa parceria é de extrema importância. “Os alunos do Unasp do programa Residência Pedagógica estão participando não só no projeto para recuperar o jardim da nossa escola, mas auxiliando os alunos em outras questões da rotina escolar”.

Recentemente o Unasp recebeu nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), e essas parcerias são levadas em consideração no momento da avaliação. Além disso, este contato com o campus faz com que a comunidade reconheça a qualidade do Unasp de forma geral, e passe a ver a instituição como uma excelente opção para a formação universitária.

 

 

Veja mais