Acontece no UNASP

Curso de Ciências Biológica e Colégio Unasp realizam Semana do Meio Ambiente

Existe uma forte relação entre o ser humano e o meio em que ele vive. Estes só conseguem sobreviver graças à natureza, logo, preservar o meio ambiente é essencial para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que habitam nele. Afinal, usa-se animais e plantas como alimento, água para saciar a […]

Texto: Redação

Peça de teatro sobre a conscientização para separação do lixo orgânico e reciclável, apresentada e conduzida pelos alunos de Ciências Biológicas aos alunos do Colégio Unasp, e orientada pela professora Dra. Márcia de Paula.

Existe uma forte relação entre o ser humano e o meio em que ele vive. Estes só conseguem sobreviver graças à natureza, logo, preservar o meio ambiente é essencial para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que habitam nele. Afinal, usa-se animais e plantas como alimento, água para saciar a sede e tomar banho, entre outros exemplos. Cuidar do planeta é muito mais simples do que grandes ações que passam na televisão, qualquer pessoa pode contribuir para a preservação da natureza.

Segundo os últimos dados divulgados pela agência ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU), a poluição causa 12,6 milhões de mortes por anos. O relatório aponta que ninguém está imune à degradação ambiental. Em 80% das cidades, a qualidade do ar não atinge parâmetros de saúde adequados, e o mesmo percentual de esgoto produzido no mundo é despejado na natureza sem tratamento. E por mais que o indivíduo não viva nas grandes cidades, são grandes as chances de que ele faça parte do grupo de 3,5 bilhões de pessoas que dependem dos mares poluídos para se alimentar. A ONU considera que uma das soluções para esse problema, além de políticas públicas e investimento em grandes ações, é a conscientização para informar e inspirar as pessoas.

O Colégio Unasp São Paulo considera que ensinar tudo isso às crianças, enquanto ainda são novas, é ainda melhor, haja vista que elas já crescerão com a mentalidade diferenciada. Em parceria com o curso de Ciências Biológicas da instituição, os alunos do Ensino Fundamental I tiveram a Semana do Meio Ambiente, nos dias 3 a 7 de junho, com uma programação especial ensinando-os a importância do tema. Segundo o Dr. Antenor Aguiar Santos, professor do curso de Ciências Biológicas e coordenador do Centro de Reciclagem do Unasp-SP, as crianças representam o futuro da nação. “São elas que vão transmitir essas informações, vão vivenciá-las e serem os líderes do futuro, e se nós desenvolvermos essa consciência ambiental nelas agora, elas vão crescer e reproduzir esse comportamento, influenciando até as próximas gerações”, afirma.

Os alunos do Colégio Unasp assistiram peças de teatros mostrando situações reais do que acontecem quando não há separação dos lixos; jogo da pesca do lixo, onde eles precisavam colocar os objetos na lixeira correspondente; e visita ao Centro de Reciclagem da instituição, a fim de entender para onde vai todo o lixo da instituição e como ele é separado. Os acadêmicos de Ciências Biológicas, sob orientação e supervisão dos professores do curso, conduziram toda a programação. Isso faz com que esses futuros biólogos e futuros professores de biologia, além de levarem mais conhecimento, já comecem a ter contato com a prática de ensino em escolas.

Veja mais