Profissão e Mercado

Cursos de Administração e MBA participam de visita técnica ao Porto de Santos

Aula prática de logística demonstra a realidade do transporte marítimo no Brasil

Texto: Glória Barreto

 

Estudantes aprendem sobre logística de transporte no Porto de Santos, SP.

O clima de praia e a brisa do mar faziam parecer um passeio de escuna pelo litoral paulista, mas os estudantes do curso de Administração e do MBA de Estratégia e Logística, estiveram participando de uma visita técnica ao Porto de Santos – SP. Tendo como conteúdo a logística de transportes, a aula prática aconteceu no último domingo, dia 29 de outubro e trouxe aos alunos um vislumbre da realidade do transporte marítimo brasileiro.

O professor Marcos Ferreira, que ministra a disciplina de Logística e Suprimentos e acompanhou a visita, explica como a atividade agrega conhecimentos práticos aos alunos. “Visualizando os processos portuários o aluno começa a entender o custo Brasil. Aqui, eles puderam perceber as dificuldades que impedem os navios de sairem do porto com carga total, por exemplo. Um problema que reflete diretamente no custo do produto”. Fora a experiência de ter uma aula diferente, Ferreira ainda conta que a participação dos alunos aumenta. “Aqui eles estão vivenciando o conteúdo, eles têm dúvidas. Na sala de aula eu ensino, aqui eles que perguntam”, afirma o professor.

A estudante, Pricila Wilarim, que cursa o quarto semestre de administração também achou construtiva essa aula fora dos prédios do campus. “Durante as aulas o professor falou bastante sobre os navios cargueiros, mas lá a gente só usa a imaginação, não entende realmente como acontece. Estar aqui é muito legal, abre a nossa mente”, explicou Priscila.

Um curso conectado a prática

O curso de Administração do campus Hortolândia oferece algumas possibilidades de prática, como: a Empresa Junior que trabalha a questão de consultoria e negócio; as simulações de negócios realizadas dentro e fora de sala de aula; eventos de empreendedorismo; e as visitas técnicas, como essa do porto de Santos, que são atividades promovidas para melhor preparar os estudantes para ingressar no mercado de trabalho. Edilei de Lames, o coordenador do curso de administração ressalta que essas possibilidades permitem aos estudantes vivenciarem uma aprendizagem relevante. “As Competências e Habilidades requeridas do profissional de gestão, impedem que o ensino se baseie apenas em sala de aula, por isso temos realizado iniciativas na área de gestão, negócios e administração, para tentar expandir o horizonte de conhecimentos do aluno”, acrescentou Lames.

Estudantes e professores que participaram da visita técnica.

 

Veja mais