Não Classificado

Contabilidade Controladoria é tema de semana de Ciencias Contábeis

A Semana de Ciências Contábeis, que aconteceu nos dias 22 a 25 de outubro, também comemorou os 5 anos do curso, ainda jovem. O Tema da Semana foi Contabilidade Controladoria: Empregabilidade, Desafios e Oportunidades. Para isso, palestrantes foram convidados para conversar com os alunos e para transmitir seus conhecimento. Para o primeiro dia, o Dr. […]

Texto: Sabrina Girotto

Mesa redonda composta de donos de escritórios da cidade de Hortolândia, para repassar experiências aos alunos.

A Semana de Ciências Contábeis, que aconteceu nos dias 22 a 25 de outubro, também comemorou os 5 anos do curso, ainda jovem. O Tema da Semana foi Contabilidade Controladoria: Empregabilidade, Desafios e Oportunidades. Para isso, palestrantes foram convidados para conversar com os alunos e para transmitir seus conhecimento.

Para o primeiro dia, o Dr. Clóvis Luis Padoveze palestrou brevemente aos alunos, e em seguida um talk show com respostas às perguntas elaboradas pelos alunos. Padoveze é uma referência na área contábil, acumulando mais de 15 livros na área, dentre eles, 8 são usados pelo curso do Unasp Hortolândia em nove matérias distintas.

No dia seguinte, aconteceram três workshops que ocorreram simultaneamente, onde os alunos poderiam escolher um deles. O primeiro, ministrado pelo gerente tributário da PPG, José Carlos Alcântara Giraldi Corrêa, falando da “Nova Lógica Tributária – Nos Conformes”. O tema 2 foi ministrado pelo Dênis F. Silveira, que é Gerente de Inovação da Bosch e tem experiência na temática em oito países, além de projetos com a NASA, falando de Inovação, Consultoria e Empreendedorismo. E também teve o Professor, consultor, perito e mestre Thiago Von A. Bueno, falando do Balanced Scorecard, uma ferramenta estratégica para a contabilidade gerencial.

No dia 24, estavam presentes donos de escritórios da cidade para uma mesa redonda sobre empregabilidade e mudanças no perfil do contador. Para os alunos, a oportunidade de mergulhar fundo na realidade dos escritórios contábeis e vivenciar o que é trabalhar numa área com mudanças constantes, inclusive tecnológicas, foi o mais importante.

Estudantes foram homenageados por seus artigos publicados.

Ao final, teve um momento de comemoração, com homenagem aos alunos da primeira turma, ao Levi Morgan, primeiro coordenador e aos que publicaram no período. Para o atual coordenador do curso, Edilei Lames, o evento é relevante, pois é uma das oportunidades que o curso proporciona aos alunos de verem na prática os conhecimentos que são discutidos em sala de aula. “É um momento de aplicações dos assuntos, uma vez que os profissionais convidados são profundos vivenciadores da realidade contábil no dia a dia. Este momentos também proporcionam um senso de pertencimento ao grupo, por estarem todos os alunos juntos, além de reforçar o compromisso com a profissão que escolheram para a vida” reforçou Lames.

Veja mais