Impacto Social

Condomínio fechado e comunidade vivem domingo de promoção da saúde com alunos do UNASP

Moradores de condomínio no Campo Limpo e do distrito de Cipó-Guaçu na Grande São Paulo receberam Feira de Saúde e procedimentos de Fisioterapia Os condôminos do residencial Moradas do Campo Limpo e os moradores do distrito de Cipó-Guaçu, pertencente a Embu-Guaçu na região metropolitana de São Paulo, viveram um final de semana fora da rotina […]

Texto: Murilo Pereira

Moradores de condomínio no Campo Limpo e do distrito de Cipó-Guaçu na Grande São Paulo receberam Feira de Saúde e procedimentos de Fisioterapia

Feira de Saúde uniu universitários e estudantes do ensino médio no atendimento aos moradores do condomínio Moradas do Campo Limpo que possui 240 apartamentos

Os condôminos do residencial Moradas do Campo Limpo e os moradores do distrito de Cipó-Guaçu, pertencente a Embu-Guaçu na região metropolitana de São Paulo, viveram um final de semana fora da rotina no último domingo, dia 8 de abril. Dezenas de estudantes do UNASP campus São Paulo foram até essas comunidades para promover saúde.

Feira de Saúde

Localizado na Estrada de Itapecerica, o condomínio Moradas do Campo Limpo que fica próximo ao campus do UNASP, abriu as portas para que os condôminos recebessem orientações e conhecimento sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar.

A Feira de Saúde aconteceu durante toda a tarde de domingo e apresentou os oito remédios existentes na natureza eficazes para uma boa qualidade de vida e prevenção de diversas enfermidades. Em formato de circuito, cada estande trazia respectivamente, água, luz solar, alimentação saudável, ar puro, atividade física, descanso adequado, temperança e confiança em Deus.

Com a ajuda dos universitários do UNASP-SP, os moradores do condomínio puderam aprender e experimentar na prática os benefícios de cada um dos oito remédios. “Eu gostei muito da Feira de Saúde porque ela me orientou em muitas coisas das quais eu estava negligenciando em minha vida e vai contribuir muito para que a partir de agora eu possa buscar melhor qualidade de vida para mim. Haviam muitas questões que eu estava deixando passar. Agora eu vou correr atrás desse prejuízo que eu estava vivendo e não vou viver mais”, conta Luciana Simões.

Saúde e esperança

Ao final do circuito, ao passar pelo último dos oito remédios, Confiança em Deus, seis pessoas decidiram estudar melhor a Bíblia, livro que contém as orientações para a vida plena e integral do ser humano. Obtendo dessa forma, bem-estar físico, mental e espiritual.

A iniciativa de realizar esta feira dentro do condomínio veio de um morador. Membro da Igreja Adventista do UNASP-SP, Eneas Simon, convidou a Extensão Universitária do campus, coordenada pelo professor Helvio de Araújo, para levar a Feira de Saúde do UNASP-SP até seus vizinhos e amigos.

Na aposentadoria, após décadas dedicadas ao ministério pastoral na Igreja Adventista do Sétimo Dia, Simon se dedica ao voluntariado. Projetos como Missão Calebe, Change Your World e Impacto Esperança fazem parte da sua rotina nos últimos anos.

Por viver os princípios de saúde adventistas desde a infância e a participação em iniciativas semelhantes durante o projeto Change Your World no município de Lagoinhas no interior de São Paulo, viu na feira a oportunidade de levar esperança para seus vizinhos por meio da saúde. “É uma maneira de mostrar que o UNASP e a Igreja Adventista, que está por trás do UNASP, estão presentes procurando ser uteis à comunidade”, expressou.

Comunidade Yes

Além de universitários, a Feira contou com a participação de estudantes do ensino médio do Colégio UNASP. Membros da Comunidade Yes, a igreja dos adolescentes do UNASP-SP, auxiliaram os colegas do ensino superior no atendimento aos moradores do condomínio.

“Essa Feira de Saúde foi muito importante não só para mim como para essas pessoas. Eu vejo que todo mundo sabe o que fazer, como deve fazer, mas poucas pessoas aplicam. Quando promovemos um movimento em prol da saúde, elas observam que isso tem uma importância muito grande e que deve sair da teoria e ir para a prática”, descreveu a estudante Ana Carolina Padilha.

Colega de Ana Carolina, Livia Pauluk, conta que a participação na feira a incentivou a buscar melhorar seus hábitos ao contribuir no estande da atividade física. “Isso é muito importante porque me mostra que eu posso fazer aquilo que estou ensinando. Me inspira a melhorar a atividade física e também a ajudar outras pessoas a melhorarem a saúde delas com um simples gesto. É muito bom conhecer pessoas novas e falar de Jesus para elas. Sobre como Jesus quer que a nossa saúde seja e como o nosso bem-estar físico vai trazer melhor rendimento no nosso dia a dia, na nossa caminhada cristã e também profissional. Eu estou muito feliz de estar aqui interagindo com essas pessoas e compartilhando histórias”, afirmou.

Fisioterapia

Ação do curso de Fisioterapia atendeu adultos e crianças em praça publica da comunidade de Cipó-Guaçu

Enquanto a Feira de Saúde ocorria no Campo Limpo, outra comunidade era contemplada com a prestação dos serviços oferecidos por estudantes do UNASP-SP.

O distrito de Cipó-Guaçu que pertence ao município de Embu-Guaçu fazendo parte, portanto, da grande São Paulo, possui uma população que necessita de cuidados e atenção em saúde. No mesmo domingo, a comunidade foi beneficiada com atendimentos em fisioterapia.

Em pareceria com a Prefeitura Municipal e a vereadora Elisabete Carvalho, o curso de Fisioterapia do UNASP-SP levou até a comunidade atendimentos nas áreas de neurofuncional, dermatofuncional, fisioterapia em pneumologia, reabilitação cardiopulmonar, recursos terapêuticos manuais e fisioterapia em cardiologia.

Esta foi a segunda ação semelhante oferecida pelo o curso de Fisioterapia do UNASP-SP. Em 2017, a comunidade de Embu das Artes contou com o atendimento dos universitários, profissionais e professores do campus.

Veja mais