Profissão e Mercado

Concurso de Pontes é realizado pelo curso de Engenharia Civil do UNASP

O curso de Engenharia Civil do UNASP, junto com o Núcleo de Tecnologia de Engenharias e Arquitetura (NUTEA), promoveu o IV concurso de pontes. O evento fez parte da 17° semana de Engenharia Civil e contou com a participação de 14  grupos, que produziram estruturas com palitos de madeira.  O concurso reúne, principalmente, os alunos […]

Texto: Camilly Inacio | Edição: Theillyson Lima

Concurso deu premiação aos vencedores/ Crédito: Giovanna Medeiros

O curso de Engenharia Civil do UNASP, junto com o Núcleo de Tecnologia de Engenharias e Arquitetura (NUTEA), promoveu o IV concurso de pontes. O evento fez parte da 17° semana de Engenharia Civil e contou com a participação de 14  grupos, que produziram estruturas com palitos de madeira. 

O concurso reúne, principalmente, os alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura, que desenvolvem projetos baseados em seus estudos em sala. As pontes “são estruturas de um metro de vão, com até 800 gramas, submetidas a ensaio de carga, a que resistir o maior peso, vence”, explica Artur Sartorti, coordenador do curso de Engenharia e organizador do concurso.  

O momento é para descontrair e aprender, sendo uma tradição dessa graduação. Sartorti afirma que fica feliz em ver o empenho dos alunos e também em poder compartilhar essa interação. “O sentimento é de realização e dever cumprido”, afirma o coordenador.

Devido à pandemia, o concurso não pôde ser realizado no ano de 2020, por isso contou com desafios para sua realização neste ano. Nicolas Pereira, um dos organizadores e técnico do laboratório de geotecnia, conta que “realizar esse concurso com a participação de alunos internos e externos traz um sentimento de orgulho, mas também de cuidado, por estarmos em um momento delicado”.

Nicolas conta que “as pontes são confeccionadas em casa, e os participantes as trazem para serem submetidas a provas de carga. O que define se a ponte será resistente são os detalhes e o capricho na hora da fabricação da ponte”.

Envolvimento dos alunos

Os irmãos Rubens e Lucas Vieira, alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, respectivamente, participaram do concurso e contam que além de ser uma competição, é a oportunidade de testar o que aprenderam. Rubens observa, “é muito legal ver uma ponte de palito de 800 gramas resistindo a quase meia tonelada, e isso apenas aplicando conceitos da física”.

Lucas esteve pela primeira vez no concurso e garantiu sua participação no ano seguinte. “Vou observar muito as outras pontes para estar entre uma das melhores no ano que vem”, afirma. 

Premiações 

Além de colocar os conhecimentos em jogo, o concurso também traz uma recompensa para o grupo vencedor. Neste ano, o prêmio foi de 800 reais para o primeiro colocado, 400 reais para o segundo, e 200 reais para o terceiro. 

A ponte vencedora de 2021 suportou mais de 399 kg. Um dos integrantes do grupo ganhador foi o aluno Edcarlos Souza, que está no 8° semestre de Engenharia Civil. Ele descreve que “o sentimento é de euforia, já que esse evento é muito importante para o curso de Engenharia”. 

Comissão avaliadora 

Timóteo Del Puppo é recordista da competição. Ele e a equipe chegaram ao primeiro lugar do pódio por dois anos consecutivos e sua última ponte resistiu a mais de 464 kg. O recordista foi juiz neste último concurso e comenta que a análise da comissão foi baseada na resistência das estruturas, “isso inclui dois fatores, uma boa execução (simetria, geometria, realização e utilização de materiais de qualidade) e boa análise estrutural. É bom ver que o ensino está tendo resultado”, finaliza. 

Veja mais