Acontece no UNASP

II Prêmio Águia de Haia valoriza oratória de estudantes de Direito

Curso de Direito do UNASP campus Hortolândia promove concurso de oratória entre os estudantes no II Prêmio Águia de Haia

Texto: Glória Barreto

Falar bem em público é um desafio para muitas pessoas, mesmo assim, foi a oratória que preencheu o domingo (15) dos estudantes do terceiro e quinto semestre do curso de Direito do UNASP campus Hortolândia. Isso porque, eles estavam assistindo e participando da segunda etapa do II Prêmio Águia de Haia. 

De acordo com o idealizador do torneio e professor do curso de Direito do UNASP campus Hortolândia, Fernando Cerqueira, o Prêmio Águia de Haia é uma competição de oratória que tem um viés extremamente pedagógico e educativo, voltado para os estudantes do curso de Direito.

“O projeto tem um formato que cria a oportunidade da retórica e da argumentação. As perguntas não têm resposta única, por isso os alunos demonstram em seus discursos convicção e organização de raciocínio ao se apresentarem para o público e para os jurados”, destacou Cerqueira.

Estudantes duelavam em resposta à pergunta elaborada pelos professores do curso de Direito

A relatora do tribunal de ética da OAB – SP, Ivelise Fonseca, que compareceu ao evento como jurada convidada, ficou surpresa com a participação e o interesse dos alunos. “Ver os alunos aqui em pleno domingo, preparados, concentrados, demonstra que eles têm por objetivo o aprimoramento da oratória, do conhecimento científico e um amor pelo aprendizado, tornando esse projeto algo diferenciado”, descreveu Ivelise.

Etapas do II Prêmio Águia de Haia

A primeira etapa da competição ocorreu em sala de aula, com a participação de 130 estudantes, que apresentaram seus discursos, duelando com os colegas sobre questões específicas. Deste total, foram selecionados 63 alunos que se reuniram na manhã do último domingo (15), para a segunda etapa, onde foram submetidos a um novo exame, com jurados discentes do sétimo semestre do curso. 

Jurados convidados e equipe de organizadores do II Prêmio Águia de Haia

Deste processo seletivo permaneceram no torneio 18 alunos que se apresentaram à tarde, no auditório Arlete Afonso. Desta vez, as duplas debateram diante da banca de jurados convidados. Os nove melhores estudantes, seguem para a grande final, que vai acontecer no dia 05 de junho. 

Marcelo Barraca, aluno do terceiro semestre do curso de Direito, foi um dos selecionados que se apresentou para os jurados convidados. Ele conta que apesar de ter facilidade para falar em público e  passar horas estudando seu discurso, teve dificuldade de terminar sua fala em cinco minutos. “Aprendi que o tempo não para, e o relógio é um grande vilão neste caso, porque eu tinha um tempo limitado e não consegui concluir meu raciocínio dentro deste tempo”. Apesar dos contratempos, Barraca gostou de ter participado e ainda acrescentou: “esse evento trouxe um crescimento pessoal e profissional para mim e tenho certeza que ajudou meus colegas também”. 

O que os jurados avaliaram?

Durante cada participação, os alunos têm cinco minutos para responderem à questão apresentada, mais um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Além de avaliar se o aluno consegue desenvolver seu discurso dentro do tempo limite, a banca leva em conta a voz, a mensagem, a linguagem corporal e alguns outros itens, nos quais atribui notas de zero a dez aos candidatos.

Sobre a complexidade dos temas, Cerqueira explica que todas as perguntas requerem preparo prévio por parte dos estudantes. “São questões extensas, elaboradas pelos professores do curso, relativamente complexas e que demandam pesquisa. Por isso os alunos precisam se preparar, pesquisar, desenvolver o discurso e treinar esse discurso”, comentou Cerqueira.

A deputada estadual, Damaris Moura, que esteve presente como jurada, afirmou que o torneio é motivador para os alunos que assistem e para os candidatos, uma vez que a palavra falada e a palavra escrita são as ferramentas do advogado. “É desta dimensão de nossa profissão que nós vamos ser bem-sucedidos ou não. Portanto estimular, encorajar os estudantes de direito a utilizarem bem a palavra em um concurso, é muito estimulante”, destacou a deputada.

4 jurados na banca de avaliadores
Jurados convidados para o primeiro bloco de perguntas do II Prêmio Águia de Haia

Damaris Moura, também parabenizou o UNASP pela iniciativa deste concurso. “Eu vim exatamente porque sou apaixonada pela boa oratória. Vim com uma expectativa, e claro, saio daqui recompensada principalmente pela coragem destas meninas e meninos, são tão jovens, que participaram deste concurso”.  

Dicas ao preparar um discurso

Ao final de cada duelo entre participantes, os jurados convidados tinham 8 minutos para fazerem observações relevantes sobre a oratória dos competidores. Era um momento de aprendizado para quem estava participando do torneio e para os que estavam assistindo as apresentações. 

Durante entrevista para nossa equipe o promotor de justiça do estado de São Paulo e jurado convidado, Renato Fanin, contou um pouco de sua experiencia de 23 anos como promotor e compartilhou algumas orientações úteis para aqueles que precisam  preparar e apresentar um discurso.

É sempre necessário dominar o assunto e traçar um caminho do que será falado. Uma apresentação clara e objetiva, bem natural que não pode ser corrida e, na finalização, um fechamento conciso que vá marcar o ouvinte. 

Para não se perder neste caminho – começo, meio e fim – é interessante sempre fazer um roteiro, isso é essencial. Não pode confiar na memória. E sempre que houver alguma distração, consultar o roteiro e seguir o seu caminho.

“Eu trabalho como promotor há 23 anos e sempre tenho um roteiro traçando o caminho de tudo que preciso falar. Quando vou para um julgamento. Apesar de ter experiência, não abro mão do roteiro planejado. Assim não deixo de falar algo essencial, nem confundo o receptor desta mensagem”, explicou Fanin. 

É preciso saber quem será o receptor desta mensagem. Uma pessoa pode ser uma ótima oradora, mas se suas palavras forem extremamente técnicas, e seu público-alvo não dominar sua área, não entenderá o que está sendo falado. 

O promotor citou o exemplo do trabalho de um advogado, que precisa adaptar o seu discurso ao público que precisa atingir. “No direito, por exemplo, a tua função como advogado é convencer o julgador. Seja ele um juiz de carreira, concursado, que tem experiencia com a linguagem técnica, seja o tribunal do júri, formado na maioria dos casos por pessoas leigas na área do direito”. 

Prêmio para os finalistas

A próxima etapa do II Prêmio Águia de Haia acontecerá no dia 05 de junho com a participação dos nove alunos finalistas. Nesta fase todos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, segundo sua colocação, porém o primeiro colocado receberá  o Troféu Águia de Haia, no formato de uma águia e um vale de R$1.000,00 reais para compra de literatura jurídica

Veja mais