Não Classificado

Concerto do Coral Carlos Gomes celebra Natal com convidados

No domingo, dia 6 de dezembro, o Coral Carlos Gomes, o Coro Masculino, a Orquestra de Sinos do UNASP e o Quarteto de Cordas, protagonizaram um grande concerto de natal que comemorou os 100 anos do UNASP campus São Paulo. O evento que aconteceu no templo do campus emocionou o público e enfatizou o significado […]

Texto: Redação

No domingo, dia 6 de dezembro, o Coral Carlos Gomes, o Coro Masculino, a Orquestra de Sinos do UNASP e o Quarteto de Cordas, protagonizaram um grande concerto de natal que comemorou os 100 anos do UNASP campus São Paulo. O evento que aconteceu no templo do campus emocionou o público e enfatizou o significado do nascimento de Jesus Cristo para a história do UNASP-SP e sua missão.

Há mais tempo no campus, o Coral Carlos Gomes, possui longas décadas de história. Em um ministério musical que o consagrou como um dos principais corais tradicionais cristãos do Brasil, seu reconhecimento é também internacional tendo já se apresentado em países da América do Sul e América do Norte. Além de ser convidado para participar em eventos públicos na cidade de São Paulo como no Festival Internacional de Liberdade Religiosa que aconteceu em 2013.

Em julho de 2015, o Coral Carlos Gomes, teve a grande responsabilidade de cantar no encerramento da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia após o sermão do pastor Ted Wilson, presidente mundial da Igreja Adventista. O hino entoado naquele sábado foi “Breve Virá” em uma versão do pastor e músico Willians Costa Junior, que durante muito tempo foi o diretor da Academia Adventista de Arte do UNASP-SP, a Acarte. A ocasião também proporcionou o reencontro de ex-coristas de diferentes regiões do mundo que tiveram a oportunidade de vestir novamente a conhecida beca vermelha e relembrar bons momentos vividos no período em que o UNASP era conhecido como IAE.

O grupo que desde seu início foi regido por grandes maestros como Turibio de Burgo, hoje é dirigido pelo músico Marcelo Martins. Para o concerto natalino, Martins preparou um repertório variado e convidou o Coro Masculino e a Orquestra de Sinos para fazer parte da celebração.

“A ideia, é que fosse exatamente um programa leve e diversificado para ninguém cansar com um estilo só. Que deixasse as pessoas nessa atmosfera gostosa de natal. Acho que um programa que deixe o espírito da gente leve é sempre bom”, explica Marcelo.

“É uma coisa que nos faz bem, a gente sai daqui leve”, afirmou a aposentada Neuza Lima que esteva no campus para matricular o neto no Colégio UNASP e aproveitou para prestigiar o concerto. “Eu acredito no Natal e comemoro ele com a minha família”, enfatizou ela que também se encantou ao ver a orquestra de sinos ser tocada por alunos.

O Coro Masculino, sob a regência do maestro Silmar Correia, também emocionou o público. Aqueles que apreciam os dois corais tiveram o privilégio de ver Coral Carlos Gomes e Coro Masculino dividindo o mesmo estrado e cantando juntos hinos natalinos muito conhecidos.

Um dos momentos mais aplaudidos da noite foi quando Marcelo Martins e Silmar Correia dividiram o mesmo piano e a 4 mãos interpretaram um medley de clássicos natalinos.

Em seguida, o Coral Carlos Gomes apresentou a música Noite de Paz. A mesma do clipe produzido durante o Centenário do UNASP-SP e que está disponível através do Youtube.

No encerramento do musical, antes que o Coral Carlos Gomes e o Coro Masculino interpretassem a célebre e tradicional Aleluia de Handel, Martins convidou todos do público que já haviam cantado essa música para se unirem ao coro. Fechando um grande concerto através de uma interpretação apoteótica desse clássico.

Por Murilo Pereira

Veja mais