Colégio Unasp realiza o projeto interdisciplinar Gênese do Conhecimento
Promover atividades diferenciadas que unam várias disciplinas curriculares, e que sejam úteis para o desenvolvimento dos alunos em diversas áreas da vida, é uma tarefa desafiadora, mas não impossível. O Colégio Unasp do campus São Paulo trabalha constantemente em busca de maneiras de desenvolver novas propostas com esse objetivo. Assim nasceu o Gênese do Conhecimento, […]
Texto: Aira Annoroso
Promover atividades diferenciadas que unam várias disciplinas curriculares, e que sejam úteis para o desenvolvimento dos alunos em diversas áreas da vida, é uma tarefa desafiadora, mas não impossível. O Colégio Unasp do campus São Paulo trabalha constantemente em busca de maneiras de desenvolver novas propostas com esse objetivo. Assim nasceu o Gênese do Conhecimento, um projeto interdisciplinar envolvendo História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Biologia e Ensino Religioso, desenvolvido pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio e supervisionado pelos professores correspondentes às disciplinas supracitadas.
“Os alunos entram no Ensino Médio com uma ideia de que cada ciência é fragmentada e que não há uma comunicação entre elas. Então há uma preocupação em fazer com que eles tenham essa visão integradora das disciplinas”, explica a professora de Geografia e Sociologia do Colégio Unasp, Eledir Martins.
Na primeira fase do Gênese do Conhecimento, os estudantes puderam desenvolver reflexões sobre suas próprias histórias de vida e ao mesmo tempo perceberem a interdisciplinaridade das ciências ao constituírem os conhecimentos sobre si próprios. Os mesmos pesquisaram sobre suas origens, formando uma árvore genealógica; suas cosmovisões; as características do local onde nasceram e onde vivem atualmente; seus valores éticos; características de comportamentos; suas expectativas e sonhos.
Para realizar a árvore genealógica, os alunos precisaram obter informações com seus pais, tios e avós. Dessa maneira, estes passaram tempo de qualidade instruindo os estudantes quanto às informações. Para Eledir, “essa relação família-escola é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes, então também temos a necessidade de trazer a família para mais perto através do projeto”.
Na segunda etapa o intuito foi fazer com que os alunos realizassem essas reflexões em grupos, apresentando o roteiro do trabalho em formato de banner. Esse formato de apresentação visa orientá-los e prepará-los para a apresentação formal de trabalhos, com a intenção de melhor capacitá-los para a participação em eventos acadêmicos, ou mesmo instrumentalizá-los para as atividades da rotina universitária. “Muitos dos nossos alunos entram na faculdade sem ter essa segurança de como é apresentar um trabalho dessa modalidade, de participar de um evento científico ou como é estar com uma banca de professores avaliando seus trabalhos. Então queremos que eles tenham essa vivência desde cedo”, afirma Eledir.
Para o aluno João Victor de Oliveira, o Gênese do Conhecimento fez grande diferença em sua vida. “O projeto foi importante para mim porque mudou minha forma de pensar e de agir”, conta.