Acontece no UNASP

Colégio UNASP realiza Noite de Autógrafos para alunos

Após meses de esforço, as crianças completaram a produção de seus livros  e publicaram os resultados finais.

Texto: Camilly Inacio e Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

A Noite de Autógrafos do Colégio UNASP, campus Engenheiro Coelho, trouxe a oportunidade para que os alunos do Ensino Fundamental 1 autografassem os livros produzidos por eles durante o semestre. Os encontros aconteceram de segunda a quinta-feira, e contaram com a participação dos pais, além de uma programação especial.  

O evento contou com muita animação da parte dos alunos e de suas famílias. Após meses de esforço, as crianças completaram a produção de seus livros  e publicaram os resultados finais. Durante as noites especiais, os alunos apresentaram vídeos sobre os temas escolhidos, cantaram e discursaram, mas o mais marcante para eles foi o momento de autografar seus próprios livros.

Os materiais dos estudantes contaram com poemas e ilustrações autorais com temáticas da natureza, como os animais e as plantas. Cada turma recebeu um tema diferente e os alunos puderam escolher qual aspecto abordar.

O objetivo da atividade foi contemplar diversas disciplinas escolares e aprimorar o aprendizado. O diretor do Colégio UNASP, Henrique Romaneli, explica que o projeto serviu para  incentivar o desenvolvimento da escrita. “Nossa intenção é fazer com que eles tomem gosto pela escrita, para que numa possibilidade futura possamos ter grandes escritores”, comenta.

Pais e alunos 

A Noite de Autógrafos foi um grande incentivo para a elaboração dos livros. O aluno Jhonatan Nascimento Cruz, do quarto ano, explica sobre a emoção de participar do evento: “a parte mais legal de escrever foi saber que a gente ia estar aqui”.

Aprender a correr contra o tempo foi um dos maiores desafios para Jhonatan. “A parte mais difícil foi escrever tudo em pouco tempo”, compartilha. Os pais do aluno, Sandro e Cida, ainda descrevem o orgulho que sentem ao verem o desenvolvimento do filho. “É muito gratificante saber que tão pequeno já fez parte de um livro. É emocionante!”, comemora a mãe.

Outro aspecto desafiador encontrado pelos alunos foi a pesquisa. Para a aluna Raissa dos Santos, pesquisar palavras para encaixar nas rimas foi o mais complexo. “A parte mais difícil foi escrever o meio e final, porque eu precisava escrever informações sobre a rosa [tema escolhido pela aluna] e eu precisava pesquisar”, detalha. 

Importância da noite de autógrafos

Durante o semestre as professoras vêm auxiliando os alunos neste projeto, “toda a obra é produzida pela criança, elas escrevem o texto e fazem as ilustrações do livro, com os próprios desenhos. Hoje é a noite de apresentar os projetos e autografar os exemplares juntos com os familiares”, explica o vice-diretor do Colégio UNASP, Fabrício Begnália.

Cristiane Oliveira, coordenadora pedagógica, observa que na maioria das escolas da rede adventista o programa da noite dos autógrafos existe, mas é realizado apenas com as turmas da alfabetização, que vai até o 2° ano, mas no Colégio UNASP, o projeto é estendido a todas as turmas do fundamental I. Para o 5° em especial, é um programa de fechamento de um ciclo e passagem para o fundamental II.

O diretor Henrique Romaneli, admite que é uma grande emoção poder realizar essa programação, já que no ano anterior a pandemia impediu o acontecimento, “traz a sensação de que aos pouquinhos a gente vai voltando ao normal e ficamos felizes com tudo isso”, expressa Romaneli. Ele conclui: “é muito bom ter essa movimentação com as crianças e a família, porque a escola é assim, a escola é vida”.

Veja mais