Acontece no UNASP

Colégio UNASP realiza desfile cívico

Alunos da pré-escola e fundamental I do Colégio UNASP participam de desfile cívico em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil.

Texto: Thaís Fowler

Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil o Colégio UNASP, São Paulo, realizou o desfile cívico na última quinta-feira (8), pelas alamedas da unidade. Alunos do berçário ao Ensino Fundamental I vivenciaram uma experiência única ao lado de pais e professores.

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, pois nela está gravada um dos principais acontecimentos da história do país. Reviver essa memória e valorizar esse marco é o objetivo desse evento. Os alunos desfilaram pelas alamedas com bandeiras, camisetas do Brasil, rostos pintados e muita animação ao som da fanfarra do clube de Desbravadores ‘Pioneiros da Colina’.

A preparação para esse dia contou com atividades realizadas em sala de aula. Segundo a diretora Marlene Lehr, há uma série de questões pedagógicas envolvidas. Desenvolvimento das habilidades manuais e artísticas, além do envolvimento dos professores com os alunos. “Durante a semana da pátria os alunos se aprofundam e aprendem mais sobre a independência do Brasil. Além disso, a maioria dos acessórios que os alunos utilizaram foram confeccionados por eles, como tambores, viseiras, arcos, laços, entre outros”, afirma.  

Para a mãe dos alunos Pedro, 5º ano, e Matheus, 3º ano do Fundamental I, Keila Rezende, esse é um momento muito aguardado na escola. “Nós estávamos muito ansiosos. Viver esse momento traz aquele sentimento de patriotismo que nos foi ensinado no passado. Acho importante relembrar essa data e a importância de todos os símbolos”, conta.

Desfile é tradição no UNASP

O desfile cívico já é uma tradição do campus São Paulo. De acordo com os arquivos do Centro de Memórias UNASP, os primeiros registros dessa atividade iniciaram em 1940. Ao longo desses 107 anos muitas gerações de alunos já participaram dos desfiles em comemoração a independência.

“Há uma tradição no UNASP dos desfiles para o 7 de setembro. Quando eu fui aluna desse campus, no magistério, em 1970, nós já desfilávamos. E desde quando comecei a trabalhar aqui em 2016, a gente fez o desfile todos os anos com as crianças” acrescenta Marlene.

Foto do arquivo do Centro de Memória UNASP, campus São Paulo

Veja mais