Acontece no UNASP

Colégio UNASP promove sarau literário com o tema: recomeço

A noite de apresentações contou com a colaboração dos alunos desde a escrita de poemas e músicas, até a produção do roteiro e ensaio da peça.

Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Theillyson Lima

Literatura, poemas, músicas e encenações fizeram parte do sarau literário do Ensino Médio do Colégio UNASP, campus Engenheiro Coelho. Na última segunda-feira (29), os alunos tiveram a oportunidade de apresentar produções baseadas no livro clássico “Os Miseráveis”, tendo como tema principal o “recomeço”.

A noite de apresentações contou com a colaboração dos alunos desde a escrita de poemas e músicas, até a produção do roteiro e ensaio da peça. Os estudantes contribuíram  com obras originais para abrilhantar a festividade. O sarau literário é a primeira programação que teve a presença do público, prestigiando o ensino médio, após longos meses sem o contato presencial. 

Sarau literário foi apresentado por alunos do Ensino médio, que estão no palco da apresentação.
Alunos do Ensino Médio se envolveram na apresentação do sarau literário. Foto: Vinicius Santos

O processo de trabalho em cima do livro começou em março após os alunos do 3° ano, Giulia Tiltscher e Victor Bernardo, apresentarem a proposta para a professora de literatura, Ana Paula. A partir disso as outras turmas foram envolvidas no tema e incentivadas a contribuir com a produção de reportagens, redações, fanfics, vídeos, poemas e músicas. 

O livro “Os Miseráveis” também deu a oportunidade de temas como trabalho infantil, desigualdade social, injustiça e preconceito serem debatidos em sala de aula. A professora de português e redação do ensino médio, Olívia Begnalia, explica que  “tudo isso é relevante para o preparo dos alunos. Todas essas questões fazem com que eles reflitam sobre a atual situação do Brasil e do mundo também.”  

A professora Ana reconhece o tema “recomeço” como uma chance de falar sobre a esperança: “Muitos alunos perderam parentes, sofreram depressão durante a pandemia e era hora de falar de recomeço, de deixar pra trás o que ficou e começar uma nova vida. Trazer uma mensagem de esperança e de um reencontro com Jesus.” 

Para o diretor do Colégio UNASP, Henrique Romanelli, o tema escolhido para o festival literário representa bem essa nova fase do colégio. “Nós trabalhamos o recomeço para celebrar a volta da atividade coletiva junto com as famílias, amigos e também trabalhar a mensagem espiritual de que quando a gente cair e tiver alguma dificuldade não podemos desistir logo no primeiro momento”.

Essa festa também marca um momento de despedida para os alunos do 3° ano, sendo a última apresentação que eles vão participar ainda no Ensino Médio.“Nós do terceirão, estamos nessa de que está acabando, mas é isso que o sarau disse, é só um recomeço. Tá acabando essa experiência, mas as amizades vão continuar, o que é bom continua”, ressalta Giulia.

Veja mais