Acontece no UNASP

Colégio UNASP promove domingo em família com exposição feita por alunos

Em um domingo com previsão de pancadas de chuva que realmente caíram na parte da manhã, uma multidão passou pelo Unasp campus São Paulo para prestigiar a mostra cultural realizada por alunos e professores do Ensino Fundamental 2 e Médio do Colégio Unasp. No ensino infantil e no Fundamental 1, as crianças puderam participar de […]

Texto: Murilo Pereira

Em um domingo com previsão de pancadas de chuva que realmente caíram na parte da manhã, uma multidão passou pelo Unasp campus São Paulo para prestigiar a mostra cultural realizada por alunos e professores do Ensino Fundamental 2 e Médio do Colégio Unasp. No ensino infantil e no Fundamental 1, as crianças puderam participar de muitas brincadeiras e expor seus trabalhos manuais e artísticos.

O campus esteve repleto de pais, familiares e pessoas interessadas por conhecer mais da educação e do ensino oferecidos pelo Colégio Unasp. A exposição esteve diversa e multidisciplinar. Os visitantes puderam conhecer desde o mundo de uma célula por dentro, voltar ao tempo através de resgates históricos precisos, conferir algumas inovações tecnológicas e até se inspirar através de um passeio pela cronologia bíblica. Tudo isso, em stands e apresentações organizadas por alunos sob a orientação e supervisão dos professores. Todos trabalharam muito para que tudo saísse da melhor forma.

O orgulho que sentiu ao ver o filho do sexto ano apresentar aos visitantes como funciona a estrutura poética da literatura de cordel, Agraciada de Oliveira atribui como fruto do trabalho realizado pelos professores. Para a professora de Ciências em uma escola pública da região, os pais conhecem os filhos em casa, mas quem conhece realmente quem é o filho como aluno são os professores.

“Ele se desenvolveu bastante com essa exposição. Não só ele, mas acredito que no geral as crianças aprenderam bastante ao fazerem na prática aquilo que receberam em sala de aula. Isso é gratificante”, afirmou a mãe que já havia antecipado a matrícula dos dois filhos para o ano seguinte.

Concluindo o terceiro ano do ensino médio e prestes a ingressarem no ensino superior, os três amigos: Guilherme Nunes Teixeira; Lucas Ferraz de Moraes e Carlos Eduardo Gomes Pereira, apresentaram no stand de Tecnologia o que programaram para o Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Médio com habilitação em Tecnologia da Informação. Juntos, propuseram e desenvolveram um jogo educativo para o ensino de Língua Portuguesa com foco em alunos com entre 6 e 7 anos de idade do Ensino Fundamental 1.

Os rapazes contam que se sentiram realizados por compartilhar de seu trabalho com o público, sobretudo, com os colegas mais novos. “Foi gratificante poder mostrar o que eles podem aprender com o que fizemos em nosso programa. Se eles se interessarem e começarem a programar também, no futuro podem criar outros programas para ajudar outras pessoas assim como pretendíamos fazer”, disse Guilherme.

“É um dia de festa, de comemoração e de estarmos juntos. O aluno tem a possibilidade de mostrar aquilo que realizou. Nesta festa onde a escola é aberta e recebe entre cerca de 7 e 8 mil pessoas, o pai também tem a oportunidade de nesse dia fazer o seu programa de rematrícula de seu filho. Para nós, também é o momento de recebermos alunos novos na instituição. É um domingo muito gostoso e a gente agradece pela presença dos pais”, ressaltou o diretor geral do Unasp-SP, Douglas Menslin.

 

As atividades desse domingo estiveram acompanhadas de música ao vivo apresentada pela Banda Teen e por professores de diferentes instrumentos musicais da Acarte. O Centro de Memória Unasp-SP se uniu a disciplina de Geografia do sétimo ano do Ensino Fundamental 2 para oferecer uma exposição sobre a chegada e a influência dos imigrantes no campus.

Além do envolvimento de todo o Colégio Unasp, serviços como a escola de música, (Acarte), centro de idiomas, (Language Center), Studio de Pilates, escola de esporte, (Cenape) e papelaria, estiveram à disposição dos alunos e de suas famílias, inclusive, com condições especiais para o início de 2018. Neste único dia, 1.700 matrículas foram realizadas.

 

 

 

Veja mais