Acontece no UNASP

Colégio UNASP promove a 8ª edição do International Country Fair

A feira de imersão na língua inglesa incentiva alunos a apresentar a sua fluência no segundo idioma em uma tarde divertida na fazendinha do campus Engenheiro Coelho.

Texto: Sâmilla Oliveira | Edição: Theillyson Lima

A 8ª edição da International Country Fair, organizada pelo Colégio UNASP Engenheiro Coelho, reuniu alunos que fazem parte do programa bilíngue no domingo (12), na fazendinha do campus. A feira de países foi totalmente apresentada em inglês e apresentou curiosidades sobre a cultura de diversos lugares do mundo através de músicas e apresentações orais. 

International Country Fair reúne apresentações em inglês dos alunos.
Alunos apresentaram toda a programação em inglês.

Segundo o diretor da escola, professor Henrique Romaneli, o programa tem como objetivo apresentar os projetos pedagógicos que foram desenvolvidos em sala de aula. O evento acontece todo em inglês. Durante o semestre, cada turma fica responsável por pesquisar sobre um país, sua cultura, culinária, turismo, curiosidades e vestimentas. 

O coordenador pedagógico do Bilingual Academy, professor Eduardo Neto, conta que cada turma escolheu um país e apresentou o que estudou. “No domingo, cada turma trouxe um prato típico. As comidas foram vendidas para arrecadar fundos para o acampamento de final de ano do bilíngue, o Spring Camp,” afirma o coordenador.

Além do projeto pedagógico 

Uma das apresentações dos alunos.

O International Country Fair, além de projeto pedagógico, é uma oportunidade para apresentar aos pais o desenvolvimento dos alunos na língua inglesa. “Isso nos dá a oportunidade de ter um evento social muito bacana, onde as pessoas se encontram, os pais percebem o desenvolvimento acadêmico e linguístico dos alunos e ao mesmo tempo é uma tarde recreativa muito gostosa”, afirma o diretor Henrique. 

Para ele, o programa teve dois pontos altos. O primeiro é ver a diferença de uma série para outra e perceber o quanto os alunos fluíram no idioma, desde os menores até os maiores. Segundo Henrique, outro ponto interessante é apreciar comidas típicas de outros lugares do mundo, o que só se conseguiria fazer em uma viagem internacional. 

Experiências para a vida 

O coordenador Eduardo comenta que programas como esse são muito importantes tanto por trabalhar as informações culturais do país em inglês, quanto pelo fato de o aluno participar do pré evento. Na pesquisa, eles aprendem a pronúncia, religião e até política. Ele afirma que “a preparação pedagógica tem muito a ver com o pré evento. Eles ficam todos os dias aqui na escola estudando sobre o país para que no dia da programação,  eles saibam explicar para os pais e convidados quais são as tradições de lá.”

As comidas típicas não são tudo o que os estudantes do bilíngue aprendem. O aluno João Vitello conta que em todo o processo da Country Fair ele aprendeu sobre várias facetas da cultura grega. “Além da comida, por exemplo, os loukoumades (parecidos com bolinhos de chuva), aprendemos sobre política e todo o caminho da crença de mitologias até a religião atual que é o cristianismo. Foi muito proveitoso aprender sobre todo esse processo da evolução cultural dos gregos”, declara João. 

Marina Costa, auxiliar do programa bilíngue do Colégio UNASP, acredita que esse modelo de programa desperta nos alunos o senso de responsabilidade. O programa começa meses antes, na hora de pensar na decoração, na preparação das comidas e nas pesquisas sobre o país. “Se aprofundar na cultura de um país com certeza trará benefícios relacionais no futuro. É primordial entender que o novo e o diferente não são sinônimos de ruim”, comenta.

Foi exatamente o que a aluna Giulia Fernandes, de 11 anos, fez questão de contar. “Os preparativos aumentam a criatividade, a gente conhece mais países, adicionamos conhecimento e a questão da responsabilidade também é bem legal. Participar do programa, fazer a peça, as comidas, escolher as roupas, tudo é muito divertido”, diz Giulia.

Feira também contou com comidas típicas e apresentações de diversas cidades.

Veja mais