Acontece no UNASP

Colégio UNASP organiza cantata “Promessas” e encerra o ano com a esperança de dias melhores

Alunos cantaram, encenaram e até tocaram instrumentos celebrando o cumprimento das promessas divinas.

Texto: Mariana Santos | Edição: Theillyson Lima

Cantata contou com a participação de mais de 500 crianças.
Mais de 500 crianças participaram da cantata. Foto: Vinicius Santos

Dentre as programações tradicionais do Colégio UNASP, a Cantata de Natal é a que costuma encerrar o calendário de eventos do Ensino Infantil e Fundamental I. Em 2020 a programação não aconteceu devido à pandemia, contudo, para a alegria dos pais e professores, o ano de 2021 terminou com um compilado de músicas com o tema “Promessas”, interpretadas por alunos de diferentes idades.

Apesar da pandemia não ter chegado ao fim, recentemente algumas restrições deixaram de ser exigidas, possibilitando o evento. A cerimônia precisou acontecer com menos tempo de preparação do que o costume e envolveu mais de 500 alunos.

Para a professora Ailen Rose de Lima, uma das responsáveis pela programação, a cantata deste ano foi particularmente desafiadora: “Nós estamos acostumados a começar a ensaiar desde que começam as aulas em abril, mas esse ano nós soubemos que poderíamos fazer [a cantata] dia 15 de novembro”, explica a musicista.

O diretor Henrique Romanelli confiou na capacidade da equipe de entregar um momento marcante para as famílias presentes, expectativa que foi atendida pelos profissionais. “Nós nos preocupamos, mas o fato de estarmos no UNASP Engenheiro Coelho, onde temos o curso de música e gente muito talentosa, não nos trouxe dúvidas de que era possível”, explica o professor.

O evento contou com músicas tanto em português quanto em inglês, representando o ensino bilíngue, além de contar com o apoio dos alunos da Escola de Artes. Entre as diferentes apresentações, professores e alunos trouxeram falas e encenações que complementaram a mensagem de esperança. 

Um dos pontos emocionantes da noite foi a apresentação do grupo de violinos ensaiados pelo professor José Ademar Rocha, que utiliza o método Suzuki. A impressionante qualidade do som não surpreendeu mais do que a idade dos alunos, já que os pequenos ensaiavam a partir dos 3 anos de idade.

Germana Geraldo, mãe dos alunos Asher, Kenyo e Gabriel, achou o evento maravilhoso e se disse grata pela oportunidade de estudar no UNASP que os filhos possuem. Germana é angolana e chegou ao Brasil durante a pandemia, por isso a cantata “Promessas” foi tão marcante para sua família. “Tem sido muito proveitoso, o sacrifício está valendo muito a pena”, declara a dentista que possui uma rotina intensa de estudos, já que veio ao Brasil para fazer mestrado em Prótese e Reaplicação Oral.

No encerramento do evento, o Colégio UNASP homenageou uma das pessoas fundamentais para que a cerimônia fosse possível. A professora Ester Klein fez do UNASP campus Engenheiro Coelho sua casa por 18 anos, no ano que vem, porém, iniciará uma nova fase de sua carreira no campus Hortolândia.

Responsável pelos roteiros das canções ao longo de vários anos, Ester encontrou na programação de 2021 uma oportunidade única. “Esse ano a gente teve a participação de todos no final, que era um sonho que eu tinha (…) para mim foi uma grande honra”, explica a professora que se declara “realizada” com a celebração.

O ano de 2022 está chegando com expectativas favoráveis às aulas presenciais, bem como um sentimento otimista relacionado às programações. Para o diretor do colégio, a cantata aponta para essas mudanças, para ele: “Viver as experiências no formato presencial dá a sensação de que aos pouquinhos as coisas estão voltando ao normal”, finaliza.

Veja mais