Acontece no UNASP

Alunos do Colégio Unasp participam da Olimpíada Nacional de Matemática

Foi a primeira vez que a instituição participou da avaliação que elege o aluno que mais entende de matemática no Brasil Estudantes do Colégio Unasp, campus Engenheiro Coelho, participaram da segunda fase das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas e Privadas. A iniciativa é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com […]

Texto: Gabriel Dias

Foi a primeira vez que a instituição participou da avaliação que elege o aluno que mais entende de matemática no Brasil

Estudantes do Colégio Unasp, campus Engenheiro Coelho, participaram da segunda fase das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas e Privadas. A iniciativa é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Dez alunos participaram da avaliação.

Com o objetivo de estimular e ampliar a aprendizagem da matemática entre alunos, o Colégio Unasp participou pela primeira vez da Olimpíada de Matemática.  Após as seletivas na própria instituição, dez alunos foram classificados para a segunda fase da competição. A prova foi realizada dia 28 de setembro, no município de Engenheiro Coelho. Considerando a filosofia seguida pelos alunos do Unasp, todos aguardaram as horas sabáticas para a realização do exame. O cansaço não desanimou o grupo, que após o pôr do sol, começou a responder a prova.

A dedicação dos participantes foi destacada pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Edneia Mauri. “É muito gostoso ver os alunos que se empenham. A maioria deles tem um bloqueio com a área de exatas, então, é uma forma de estímulo”, afirma.

Mesmo tendo que aguardar mais de 4 horas para iniciar a avaliação, a participante Vitória Marques, de 14 anos, comemora a oportunidade. “Quando entregaram [as provas] para gente, ainda não tinha passado o pôr do sol. Ter a prova em mãos, e ainda aguardar mais um tempo, para seguir o exemplo de Jesus, pode ser difícil, mas é muito interessante”, assegura.

Ainda assim, ela está ansiosa quanto ao resultado. “São quase um milhão de participantes no Brasil. Você pensa: quão bom eu sou? Dentro do colégio, eu passei. Mas, e no país todo? É muito grande, muita gente”, comenta.

O resultado da avaliação e os ganhadores serão conhecidos no dia 03 de dezembro.

Veja mais