Colégio UNASP Engenheiro Coelho recebe o Corpo de Bombeiros de Limeira

Acontece no Unasp

Escrito por

Thainá Reis | Edição: Theillyson Lima

Publicado em

07 jun 2021

Crédito imagens

Fellype Willyam

Corpo de Bombeiros instruiu crianças do Colégio UNASP
Encontro explicou o funcionamento de parte dos equipamentos utilizados no dia a dia

O Colégio UNASP Engenheiro Coelho recebeu na última quarta-feira (02) o 16° Grupamento de Bombeiros de Limeira. Na palestra os alunos puderam aprender um pouco da rotina dos profissionais e conhecer a central de telefonia da base. A visita também contou com a participação do mascote da Corporação, o dálmata Faísca.

Durante o 2° bimestre, alunos da Educação Infantil estudaram sobre os “Super-Heróis da Sociedade”. Na semana passada, eles conheceram a rotina da Guarda Municipal, enquanto dessa vez os visitantes eram do Corpo de Bombeiros. Uma das estratégias para ajudar as crianças a fixarem os telefones dessas corporações foi realizar um desfile com “carros” de papelão e repetir algumas vezes os números dos Bombeiros (193), Polícia Civil (190) e Ambulância (192).

Ana Clara tem 11 anos e ficou surpresa ao encontrar com o caminhão de bombeiros parado em frente a escola. “Eu nunca tinha visto um bombeiro de verdade, foi muito legal poder aprender sobre essa profissão. A parte mais legal do dia foi ter segurado a mangueira de água”, mencionou.

O sargento explicou o que fazer em caso de emergência e quais os números ligar caso necessite de ajuda. Além disso, ele também demonstrou e explicou parte dos equipamentos utilizados no dia a dia.  

A professora, Fabiana Dobelin, contou como é importante para o aluno participar de uma experiência fora da sala de aula. “A minha turma está aprendendo sobre a valorização das profissões que estão à nossa volta. Essa aula leva os alunos a visualizarem o profissional que faz a diferença na sociedade, trazendo a profissão para realidade deles”, explicou.

Guaracy Ribeiro é um bombeiro educador, ele faz parte do PBE (Programa de Bombeiros nas Escolas). O objetivo do projeto é conscientizar os jovens sobre o Meio Ambiente, o papel do cidadão e primeiros socorros, preparando alunos para serem cidadãos informados, com o mínimo de noção de segurança e prevenção.

“Estamos aqui para demonstrar parte do nosso serviço e para relembrar a importância dos telefones de emergência”, certificou.

O vice-diretor do colégio, professor Fabrício Begnalia, advertiu sobre a logística que utilizou para a segurança dos alunos: “É importante relembrar que as turmas atuam hoje com 35% da capacidade, o uso de máscara é obrigatório e os alunos estavam separados por turma na área externa do colégio, ao ar livre. Enquanto parte dos alunos interagia com a mangueira, e se preparava para jogar água, o outro conhecia alguns dos equipamentos utilizados para prestar socorro”.

Corpo de Bombeiros trouxe ensinamentos lúdicos
Objetivo é conscientizar os jovens sobre o papel do cidadão e primeiros socorros