Colégio de Artur Nogueira está em 5º lugar no ranking de tênis de mesa do estado

Acontece no Unasp

Escrito por

Ariany Cardoso

Publicado em

05 out 2018

Crédito imagens

Divulgação

O ranking final com todas as pontuações será publicado após os últimos campeonatos que acontecem em outubro

Em março deste ano o Brasil entrou para o top 10 do ranking mundial de tênis de mesa. O esporte é um dos jogos mais populares do mundo e é o terceiro esporte mais praticado no Brasil de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI).  Na quinta-feira (27) foi liberado o ranking estudantil intermunicipal 2018 e o time de mesatenistas do Colégio Unasp Artur Nogueira entrou para o top 5 do ranking estadual.

Em 2017 foi quando as aulas de tênis de mesa iniciaram no colégio. O professor Walter Quiaper começou com três alunos, e, entre as chegadas de novos membros e a saída destes, quatro atletas permaneceram. Kevin Aquino da Silva Quadrado e Tauan Henrique Testa Silva, ambos de 14 anos e alunos do 9º ano, representam esse grupo de mesatenistas. São estrelas no esporte. Já ganharam medalhas e troféus em diversos campeonatos (13 para sermos exatos) representando a cidade de Artur Nogueira e são os vencedores do tênis de mesa dos “Jogos da Amizade” do colégio.

Ambos iniciaram os treinos como iniciantes no esporte, mas já tinham uma noção das regras e uma baita coordenação motora. “A gente já jogava pingue-pongue. Então não começamos do zero. Já tínhamos certa prática e fomos aperfeiçoando”, diz Tauan.

São 12 milhões de brasileiros que praticam o esporte, o que não soa como surpresa quando se entende os benefícios diversos do jogo. De acordo com o “British Journal of Sports Medicine”, tênis de mesa é um dos esportes que mais influenciam na longevidade. O esporte treina reflexos, aumenta precisão, treina o raciocínio lógico e desenvolve a parte do cérebro responsável por tomar as decisões, o decision-maker. “Percebemos os benefícios do tênis de mesa na prática. Não temos dificuldade alguma em nenhuma matéria da escola. Isso é resultado do tênis de mesa”, explica Kevin.

Os meninos já participaram de 13 campeonatos, dentre eles, campeonatos metropolitanos e internos. “Hoje estamos em 5º lugar no ranking, mas o ano ainda não acabou. Ainda vamos competir em outubro e contamos com a nossa equipe para chegar em pontuações cada vez melhores”, afirma Walter Quiaper.