Acontece no UNASP

Colégio de Artur Nogueira está em 5º lugar no ranking de tênis de mesa do estado

O ranking final com todas as pontuações será publicado após os últimos campeonatos que acontecem em outubro Em março deste ano o Brasil entrou para o top 10 do ranking mundial de tênis de mesa. O esporte é um dos jogos mais populares do mundo e é o terceiro esporte mais praticado no Brasil de […]

Texto: Ariany Cardoso

O ranking final com todas as pontuações será publicado após os últimos campeonatos que acontecem em outubro

Em março deste ano o Brasil entrou para o top 10 do ranking mundial de tênis de mesa. O esporte é um dos jogos mais populares do mundo e é o terceiro esporte mais praticado no Brasil de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI).  Na quinta-feira (27) foi liberado o ranking estudantil intermunicipal 2018 e o time de mesatenistas do Colégio Unasp Artur Nogueira entrou para o top 5 do ranking estadual.

Em 2017 foi quando as aulas de tênis de mesa iniciaram no colégio. O professor Walter Quiaper começou com três alunos, e, entre as chegadas de novos membros e a saída destes, quatro atletas permaneceram. Kevin Aquino da Silva Quadrado e Tauan Henrique Testa Silva, ambos de 14 anos e alunos do 9º ano, representam esse grupo de mesatenistas. São estrelas no esporte. Já ganharam medalhas e troféus em diversos campeonatos (13 para sermos exatos) representando a cidade de Artur Nogueira e são os vencedores do tênis de mesa dos “Jogos da Amizade” do colégio.

Ambos iniciaram os treinos como iniciantes no esporte, mas já tinham uma noção das regras e uma baita coordenação motora. “A gente já jogava pingue-pongue. Então não começamos do zero. Já tínhamos certa prática e fomos aperfeiçoando”, diz Tauan.

São 12 milhões de brasileiros que praticam o esporte, o que não soa como surpresa quando se entende os benefícios diversos do jogo. De acordo com o “British Journal of Sports Medicine”, tênis de mesa é um dos esportes que mais influenciam na longevidade. O esporte treina reflexos, aumenta precisão, treina o raciocínio lógico e desenvolve a parte do cérebro responsável por tomar as decisões, o decision-maker. “Percebemos os benefícios do tênis de mesa na prática. Não temos dificuldade alguma em nenhuma matéria da escola. Isso é resultado do tênis de mesa”, explica Kevin.

Os meninos já participaram de 13 campeonatos, dentre eles, campeonatos metropolitanos e internos. “Hoje estamos em 5º lugar no ranking, mas o ano ainda não acabou. Ainda vamos competir em outubro e contamos com a nossa equipe para chegar em pontuações cada vez melhores”, afirma Walter Quiaper.

Veja mais