Acontece no UNASP

Colaboradores do UNASP participam do 1° Bike Day

Ação do setor de Recursos Humanos propôs deixar o carro na garagem e ir de bike para o trabalho

Texto: Colaboração Tricampi

Os colaboradores do UNASP foram convidados pelo setor de Recursos Humanos para o 1° Bike Day na sexta-feira (13). O evento incentiva os funcionários a deixarem os carros em casa e irem de bicicleta para o trabalho, estimulando também a prática de exercício físico. Em cada campus, os participantes foram recebidos com alegria em um momento de descontração com sorteios e brindes.

Campus Engenheiro Coelho

Foram 110 inscritos no campus Engenheiro Coelho e aqueles que resolveram encarar o desafio de ir ao trabalho apenas pedalando foram recebidos com aplausos e gritos de incentivo logo na portaria do campus. Eles também receberam um lanche especial e participaram de um culto ao ar livre. O pastor Elias Brenha foi o orador da manhã e mostrou a importância do exercício físico através da Bíblia.

Para Suzete Evangelista, engenheira civil da reitoria, a importância do evento é o estímulo à saúde e ao bem-estar. “O exercício físico é muito importante por ajudar na saúde, além de você se sentir bem e ficar animado para o dia. Tendo outros momentos como esse, as pessoas vão se envolver mais e a qualidade de vida vai melhorar muito também”, finaliza.

Campus Hortolândia

As ações no campus Hortolândia surpreenderam os funcionários.  A ideia conquistou a aprovação de 17 participantes que deixaram o carro de lado para usar uma bicicleta.

Entre eles, o consultor de vendas Renan Gigov conta que “foi uma experiência totalmente nova”. A distância entre a casa dele e o campus Hortolândia é de aproximadamente 10 km e o consultor nunca tinha ido sem um automóvel. Ele afirma que a iniciativa é “uma forma excelente de incentivar a atividade física entre os colaboradores e promover saúde”. Gigov conta que se sentiu mais disposto para o dia e feliz pela ideia. “É muito bom sentir esse cuidado da direção da instituição”, acrescenta.

Além dele, Felipe Noronha também participou do Bike Day. Ele é técnico de Help Desk e já está acostumado a ir até o trabalho de bicicleta. Como mora a apenas 3,5 km da instituição, aproveita para se exercitar. A estratégia do UNASP chamou sua atenção pelo incentivo para que mais pessoas tomem essa decisão. “O projeto é muito bacana para descontrair a cabeça antes de começar a jornada de trabalho”, comemora.

Campus São Paulo

No campus São Paulo, as atividades foram realizadas com uma dinâmica diferente, mas cumprindo o mesmo propósito de promover saúde e bem-estar. Foram disponibilizadas 15 bicicletas ergométricas para os colaboradores participarem da aula de spinning. Exercícios de alongamento, entrega de brindes e um momento de reflexão também fizeram parte deste momento dedicado ao servidor. Aproximadamente 50 funcionários participaram da ação. O momento ao ar livre proporcionou interação entre funcionário de diferentes setores, diversão e reflexão.

Segundo Edith da Felicidade, educadora física do UNASP, a iniciativa da instituição reforça o cuidado com a saúde do funcionário. “Ações como o Bike Day faz com que o colaborador tenha um momento de relaxamento ao ar livre, fora do seu ambiente de trabalho, desperta a importância da prática do exercício físico e desenvolve a mudança do estilo de vida”, afirma.

Ações futuras do Bike day

A organizadora do evento, Flávia Fortes, enfermeira do trabalho dos campi, explica que essa data é prevista pelo calendário do Ministério da Saúde mas, devido à adesão dos funcionários, a ideia é que a programação ocorra pelo menos uma vez por semestre. “O pessoal aderiu bem ao projeto. A gente trabalha a importância da atividade física além de incentivar um momento social com um culto ao ar livre”. Ela acrescenta que ter esse “contato com a natureza também é muito importante”.

Acesse as fotos de cada campus e confira:

Engenheiro Coelho

Hortolândia

São Paulo

Veja mais