Acontece no UNASP

Clube do Livro incentiva a leitura dos alunos no Unasp Engenheiro Coelho

O Clube do Livro foi uma proposta do Grêmio da Galera com objetivo de integrar alunos com interesse pela leitura. A ideia já tinha sido implementada há alguns anos, mas o projeto ficou inativo. A retomada em setembro deste ano foi liderada pelo aluno de direito, Rafael Cardoso. O grupo se divide em dois núcleos […]

Texto: Hellen Piris | Edição: Sarah Dornelis

O Clube do Livro foi uma proposta do Grêmio da Galera com objetivo de integrar alunos com interesse pela leitura. A ideia já tinha sido implementada há alguns anos, mas o projeto ficou inativo. A retomada em setembro deste ano foi liderada pelo aluno de direito, Rafael Cardoso. O grupo se divide em dois núcleos de estudo: leitura religiosa e leitura secular. As reuniões acontecem semanalmente no prédio infantil da Igreja do campus.

Para Cardoso, o objetivo das reuniões é fomentar um diálogo coletivo que permita o crescimento dos membros do clube. “Os livros falam com você de maneira diferente da que fala comigo, então a ideia é justamente enriquecer a nossa experiência literária pelo contato com a visão alheia”, salienta. 

Atualmente, ambos os grupos contam com dez participantes ativos e engajados no projeto. O líder do clube reconhece que por se tratar de leituras, não há muita participação. Mas, ele comemora os resultados do projeto e acredita que “engajamento foi satisfatório. Pois, aqueles que frequentam as reuniões, realmente amam ler e falar sobre isso”. 

Até o momento, no grupo de leitura com tema secular já foram lidos: “O Alienista”, de Machado de Assis, e “E não sobrou nenhum…”, da Agatha Christie. Por outro lado, o material de cunho religioso escolhido para discussão foi “O Evangelho Maltrapilho”, de Brennan Manning. 

O estudante de teologia Gustavo Macário participa e lidera o clube de leitura religiosa. Ele desfruta da companhia dos membros e acredita que o projeto o ajudou a ler mais e melhor. “Ler um livro sabendo que irei discuti-lo depois é muito prazeroso. A motivação para leitura, bem como a sua ‘degustação’ é muito maior”, revela.

Macário acrescenta que a sua motivação para participar do clube são as discussões grupais e os conhecimentos obtidos nos debates. Segundo ele, “de alguma maneira, os outros integrantes irão contribuir para o processo de aprendizado e percepção da realidade”. 

As reuniões do Clube do Livro acontecem aos domingos às 16h15min. O grupo aceita novos participantes e planeja expandir os seus estudos. Caso queira fazer parte, entre em contato com Rafael Cardoso por meio do número (19) 987631690. O Unasp apoia e incentiva a prática de ações acadêmicas, de forma que potencialize o sucesso profissional dos seus alunos. 


Veja mais