Acontece no UNASP

Clássicos relembra grandes momentos da música cristã

Celebração apresenta trajetória musical do maestro Williams Costa Júnior Emoção, saudosismo, alegria e felicidade estão entre os sentimentos facilmente observados durante o concerto musical Clássicos. Como em uma série, a biografia e o legado do maestro Williams Costa Júnior, ganharam um novo capítulo que entra para a história do Centro Universitário Adventista de São Paulo. […]

Texto: Raiane Livia e Thaís Fowler

Celebração apresenta trajetória musical do maestro Williams Costa Júnior

Emoção, saudosismo, alegria e felicidade estão entre os sentimentos facilmente observados durante o concerto musical Clássicos. Como em uma série, a biografia e o legado do maestro Williams Costa Júnior, ganharam um novo capítulo que entra para a história do Centro Universitário Adventista de São Paulo. A celebração teve participação da Orquestra Filarmônica Adventista, ex-alunos, cantores contemporâneos e a nova geração de músicos formada pelo Unasp.

Em cada letra, melodia ou arranjo, a história do maestro reconhecida por belas canções, recontava partes da história do Unasp. Natural de Recife (PE), Costa Júnior fez sua primeira composição aos 7 anos. Aos 18 (1969) participou de seu primeiro concurso musical. A capacidade de tocar piano e fazer composições, o colocou como diretor do Conservatório Musical Adventista (CMA), atual Acart do Unasp em São Paulo, após sua formação em Teologia. Ao longo dos anos ainda passaria pelo Instituto Adventista São Paulo (IASP), atual Unasp Hortolândia, como professor.

Entre as várias produções do pastor, maestro e professor, quatro estão no Hinário Adventista. As músicas “Foi por você também”, “Mãos”, “Jesus, Tu és a minha vida” e “Grande alegria”, são canções conhecidas entre cristãos e cantadas em diversos idiomas ao redor do mundo.

Do seu discipulado, alunos que orgulham o educador. Entre eles, os maestros, Lineu Soares (Unasp-EC), Jader Santos (Novo Tempo) e Wanderson Paiva (Unasp-HT), além do compositor, Valdecir Lima (Unasp-EC). A lista pode ser ainda maior, quando são citados os nomes de Flávio Santos, Ellen Stencel e Eli Prates.

Cantora Tatiana Costa participa do musical

Pastor e músico Tiago Arrais canta a música “Discípulo Teu” no musical Clássicos

 

 

 

 

 

 

 

O Musical
Cada detalhe musical foi pensado pelo próprio Costa Júnior. No roteiro, seus discípulos musicais. Sonete Costa, Lineu Soares, Luís Claudio, Leonardo Gonçalves, Tatiana Costa, Alessandra Samadello, Riane Junqueira, Marcel Freire, Rafaela Pinho, Daniel Lüdtke, Felipe Valente e Tiago Arrais, interpretaram uma canção, tocaram ou relataram suas experiencias e gratidão pelo ministério discipulador.

“Tudo foi feito com muito cuidado e carinho. Eu tentei preservar o lado original dessas músicas, não refiz muitos arranjos, apenas dei uma ajeitadinha. Para que ao você ver essas músicas se lembre das fotografias da história da Igreja”, relata Williams Costa Júnior.

Diretor Geral do Unasp-EC, Pr. Antonio Marcos (esq.) e Pr. Elias Brenha (Dir. / líder da Igreja Unasp-EC) recepcionaram quase 8 mil pessoas nas três sessões do musical Clássicos.

Visitantes
Antônio Mauro Dolf trouxe a família para prestigiar o evento, relembrar das músicas e conhecer mais sobre o maestro. “Foi uma maravilha vir aqui e edificante saber que tantas pessoas foram influenciados pelo maestro. Conhecíamos ele apenas pela música, mas não fazíamos ideia da proporção de sua influência na vida de tantas pessoas, estamos impressionados”, conta.

Canções que fizeram a Geovana Dolf lembrar de sua infância. “Eu gostei bastante, desde pequena eu sempre costumava ouvir meu pai ouvindo clássicos. Tudo aqui me fez relembrar minha infância, fora que sempre que venho ao Unasp eu me encanto com esse lugar”, declara.

O cantor Leonardo Gonçalves é sobrinho do maestro e Pr. Williams Costa Júnior e recebeu forte influência em seu ministério musical.

A educadora Ediméia Barreto (serviu como diretora do Colégio Unasp em Engenheiro Coelho) ficou emocionada. “Para mim foi um privilégio. O programa de hoje tocou meu coração. A música que mais impacta minha vida é “Mãos”. Eu acho que isso é algo que tem que fazer parte da nossa vida. É uma letra maravilhosa que nos incentiva a atender, ajudar e trabalhar”, comenta.

A primeira edição do musical Clássicos trouxe novas leituras sobre as obras interpretadas pela cantora Regina Mota. Na edição que relembra as canções de Williams Costa Júnior, um DVD, ainda sem data de lançamento, deve memorizar o encontro.

Primeira edição do Clássicos – Música Voltei com Regina Mota

Veja mais