Ciências Contábeis quebra rotina e promove oficinas durante a aula

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

24 abr 2014

 

Os cursos de graduação do Unasp-EC estão em constante atualização e reciclagem para oferecer aos alunos o que há de novo no mercado. Além das aulas programadas no plano de ensino, as coordenações investem em aulas e oficinas extras com o objetivo de apresentar conteúdos mais específicos e práticos.

Nos dias 15 e 16 de abril o curso de Ciências Contábeis realizou o programa “Oficinas de Contabilidade”. Foram apresentados temas recorrentes da profissão e o aluno pôde escolher qual oficina gostaria de participar, sendo quatro opções em cada dia. “São temas importantes da área contábil, mas não são retirados do conteúdo programático do curso, são temas extras”, conta Waggnoor Kettle, coordenador do curso. Segundo ele, o objetivo das oficinas é oferecer um panorama teórico aliado às informações práticas sobre os temas.

As oficinas aconteceram no horário de aula, nas salas das turmas do curso. Em cada palestra, havia alunos dos quatro anos do curso, desde os novatos aos formandos. “É uma forma de sair da rotina durante dois dias”, aponta Kettle.

No primeiro dia, as opções de temas foram “Conciliação de Contas”, “Contabilidade no Terceiro Setor”, “Imposto de Renda de Pessoa Física” e “E-Social: o que é? Para que serve?”. Já no segundo dia, as oficinas tinham como tema “Auditoria de Disponibilidades”, “Os Impactos dos tributos na formação do preço de venda”, “Conciliação de Contas” e “Empregabilidade no Setor Contábil”.

Neste ano, as oficinas contaram com palestrantes que se formaram no Unasp-EC e agora estão no mercado de trabalho, podendo passar novas experiências para os estudantes. Esses ex-alunos são Camila Melo, que hoje trabalha na empresa New Soft como coordenadora de RH e cursa o MBA em Gestão Empresarial Coaching; Rosangela Santana, funcionária do departamento de contabilidade do Unasp-EC; e Edgar Lemes Junior, controler na empresa Campestre.

As oficinas são aulas mais aprofundadas em algum tema, e podem até contar com instruções práticas de algum assunto, como a oficina de Imposto de Renda, que explica o programa do Governo no passo a passo. Anderson Meyer, 3° ano do curso, conta que essas oficinas são interessantes e que nelas ele aprendeu temas que um dia usará no mercado de trabalho. “A gente acaba saindo um pouco da teoria e indo para prática também, e isso acaba nos ajudando principalmente futuramente, na nossa vida profissional”, acredita.

As Oficinas de Contabilidade acontecem todos os anos, no primeiro semestre, sempre com o tema Aprendendo e Fazendo.