Acontece no UNASP

Centro de pesquisa da faculdade de direito do Unasp promove oficinas online

O CEPEDI- Centro de pesquisas em direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, realizou no último domingo (06) a primeira série de oficinas com o objetivo de fomentar a pesquisa e produção acadêmica. O curso aconteceu no formato online e contou com a presença de mais de 100 alunos. Para o […]

Texto: Patrícia de Paiva | Revisão: Sarah Dornelis

O CEPEDI- Centro de pesquisas em direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, realizou no último domingo (06) a primeira série de oficinas com o objetivo de fomentar a pesquisa e produção acadêmica. O curso aconteceu no formato online e contou com a presença de mais de 100 alunos.

Para o professor organizador da iniciativa e coordenador do CEPEDI, Dilson Cavalcanti, o cenário atual pede um maior apoio ao aluno nas realizações de pesquisas. “Desde o novo cenário apresentado pela pandemia, a coordenação teve a ideia de criar uma série de seminários com professores e colegas da área de direito, mais conhecidos como webinar. Além do ciclo de seminários, estamos começando um segundo ciclo com oficinas de pesquisa, com o mesmo formato e o mesmo objetivo, buscando ensinar questões práticas da pesquisa e da produção acadêmica.” destacou o professor.

Buscando abordar questões práticas como escrever, pesquisar, fazer fichamentos, a primeira oficina teve como ministrante, a professora do curso de direito do Unasp, Fernanda Covolan, que abordou o tema: “Como decifrar e fazer fichamentos”. Covolan buscou ensinar sobre as estruturas textuais e a forma de estudo por meio da elaboração do fichamento.

A aluna do oitavo semestre do curso de direito destacou a importância de ter participado da oficina. “O que me motivou a participar da oficina foi querer aprender a fazer o fichamento visando ser mais ágil na leitura e aprender reter mais informação do texto. No curso de direito, desde o primeiro semestre, fazemos muitas leituras e a gente não sabe ler de verdade, então esses métodos são importantes pra que a gente possa crescer no nosso aprendizado”, ressalta a aluna que está na fase final de elaboração do TCC.

A segunda oficina acontecerá no mês de outubro que será divulgada assim que definida nova data. Alunos de direito e interessados no tema podem participar. Mais informações estarão disponíveis no instagram do curso @direitounaspec.

Veja mais