Profissão e Mercado

Centro de Memória e curso de Arquitetura e Urbanismo participam da 15ª Primavera dos Museus

O Centro de Memória UNASP São Paulo em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo dos campi São Paulo e Engenheiro Coelho, participaram da 15° edição da Primavera dos Museus na última quarta-feira, 22 de setembro. Esta ação que celebra 15 anos de existência em 2021, é promovida pelo Governo Federal através do Sistema […]

Texto: Emily Kruger Bertazzo | Edição: Caroline Belotto

O Centro de Memória UNASP São Paulo em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo dos campi São Paulo e Engenheiro Coelho, participaram da 15° edição da Primavera dos Museus na última quarta-feira, 22 de setembro. Esta ação que celebra 15 anos de existência em 2021, é promovida pelo Governo Federal através do Sistema Brasileiro de Museus e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Tem o objetivo de promover o trabalho dos museus de todo o Brasil, suas exposições, coleções e pesquisas, e engajar o público com as questões culturais, museais, artísticas, científicas e técnicas.

A 15° edição teve início nesta segunda (20) e vai até domingo, dia 26 de setembro, com o tema “Museus: perdas e recomeços”. Devido aos acontecimentos e consequências da pandemia do COVID-19, os museus convidam a sociedade a refletir sobre as tantas situações vividas pela humanidade que causaram pandemias, catástrofes, guerras, calamidades, e a pensar em como recomeçar em momentos de extrema dificuldade.

Alunos e professores na 15ª Primavera dos Museus

A participação do UNASP

O UNASP, campus São Paulo, é um centro universitário fundado em 1915 no Capão Redondo, e atualmente atende mais de 6 mil alunos, desde a educação básica até o mestrado. Em 2018 teve seu patrimônio tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), e em 2019 inaugurou o seu Centro de Memória. Por meio do trabalho deste museu, o UNASP tem participado das ações realizadas pelos órgãos públicos que promovem a cultura, o patrimônio e os museus.

Com base no tema proposto, foi convidado o arquiteto Pedro Mendes da Rocha, um dos responsáveis pelo restauro do Museu da Língua Portuguesa, para falar sobre o processo de recomeço deste museu. Os alunos e professores do curso de arquitetura puderam fazer perguntas e discutir sobre as especificidades da reconstrução e restauro desde importante marco arquitetônico da cidade de São Paulo. O evento foi realizado de maneira virtual, transmitido para o YouTube do Centro de Memória.

A mestre Mariana Pessoa, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP e mediadora do evento, comentou sobre a importância desse tipo de atividade na formação dos alunos do curso de arquitetura “É uma oportunidade de expandirem seus conhecimentos, valorizarem as memórias, identidades e o patrimônio cultural. Estas discussões são capazes de sensibilizar e estimular o olhar crítico dos alunos diante da realidade, bem como o reconhecimento de seu potencial como agentes de transformação da sociedade” destacou.

A atividade também fez parte da programação da 9° Semana de Arquitetura e Urbanismo do UNASP, organizada pelos cursos de São Paulo e Engenheiro Coelho.

A palestra está disponível pelo canal do Centro de Memórias UNASP São Paulo no YouTube.

Evento on-line disponível no canal do YouTube do Centro de Memórias UNASP São Paulo

Segundo o IBRAM, mais de 680 instituições proponentes estão realizando 1.700 atividades em todo o Brasil, a programação completa pode ser acessada pelo link:

http://eventos.museus.gov.br/images/Guia%20da%20Programa%C3%A7%C3%A3o%20-%2015%20Primavera%20dos%20Museus.pdf

Veja mais